Rede Rio FM

Sergipanos e turistas aprovam novidades e ressaltam tranquilidade da Vila do Forró 2024

Público tem se encantado com a ornamentação e a arquitetura da Vila do Forró; espaço foi ampliado nesta edição

Por Gilson Neto em 02/06/2024 às 21:41:11

Foto: Igor Matias

A Vila do Forró caiu no gosto dos sergipanos e turistas já em seu primeiro dia. Neste sábado, 1º, milhares de pessoas passaram pelos espaços da Vila do Forró e do Arraiá do Povo, na praça de eventos da Orla da Atalaia.

A decoração típica, com a inclusão da casa de Taipa Valtinho do Acordeon, em homenagem ao renomado sanfoneiro nordestino que faleceu no início do mês de maio; a pluralidade de opções de bebidas, comidas e produtos, foram alguns dos elementos que despertaram atenção do público que passou pela Vila do Forró.

A agrônoma sergipana Maria Iderlane, natural de Nossa Senhora das Dores, no alto sertão sergipano, recebeu a decoração da Vila de forma muito positiva, pois incorpora elementos do interior e da cultura do São João. "Eu moro no interior, mas continuo fascinada pela forma como o São João retrata isso. Para mim é trazer essas raízes para que todo mundo veja o quanto é bom aproveitar o São João", disse Maria Iderlane.

Além de trazer memórias tradicionais do interior, a Vila do Forró tem sido escolhida para quem quer curtir em família com conforto e segurança. De acordo com a fisioterapeuta aracajuana Ana Bel Brandão, a organização do evento a tranquiliza para trazer a filha e isso torna o evento um programa para toda a família. "Está tudo muito bem ornamentado, bem bonito. Minha filha fica solta, pulando, soltando o traque, é bem tranquilo. Vi muitos policiais, me senti segura", comentou.

Ana Bel pretende trazer a família para curtir a Vila mais vezes. "Eu trabalho à noite, então nas noites que não trabalho, vou tentar sempre estar aqui, trazendo minha pequena. A gente estava chegando e ela disse "mamãe, estou muito feliz, estou contente". Voltaremos mais vezes, vamos estar aqui curtindo", considerou.

Sucesso nacional e internacional

Além dos sergipanos, a Vila do Forró e o Arraiá do Povo atraem turistas do Brasil e do mundo inteiro. Encantados pela tradição, rica e diversa cultura, e pelo calor do povo sergipano, esses visitantes têm encontrado boa recepção e a Vila do Forró tem sido motivo de deslumbre.

Isso é o que destaca a mineira Marisol Coutinho. "Estou gostando bastante, o sergipano é educado e amigável. Tem muita gente, mas não vi bagunça. Está tudo muito organizadinho, comida deliciosa, maravilhosa", contou.

A Casa de Taipa de Valtinho do Acordeon também foi citada por ela por sua beleza, além disso a mineira afirmou que enquanto estiver em Aracaju passará pelo espaço. "Adorei a casinha réplica aqui, muito bonita Irei ficar aqui uma semana e com certeza vou bater na Vila do Forró mais vezes", finalizou.

A Vila do Forró também foi bem recebida por turistas internacionais, como é o caso do colombiano Jeronimo Rodrigues, de 28 anos. Ao lado do seu cachorro, o jovem tem se encantado pela arquitetura, gastronomia e pela tradição junina proporcionada pela Vila do Forró. "Vim conhecer a principal festa de Aracaju que é o São João. Estou achando muito interessante a comida, a arquitetura da praça", relatou.

Essa é a primeira vez dele em Aracaju e, consequentemente, na Vila do Forró, mas Jeronimo já antecipou que não será a última. "Virei todos os dias. Trabalho com arte, então tenho a curiosidade de interagir mais com o povo sergipano, falar sobre a cultura, conhecer as coisas da terra", frisou o colombiano.

País do forró

Durante 60 dias, o clima junino tomará conta do estado, fortalecendo o turismo, a cultura popular e aquecendo a economia em vários setores envolvidos na realização dos eventos. A programação do Arraiá do Povo e Vila do Forró é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria Especial da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Banese, com apoio da Energisa, Netiz e Shopping Jardins, e patrocínio da Eneva, Pisolar, Deso, Maratá, GBarbosa e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Fonte: Governo de Sergipe

Comunicar erro
Renan Calheiros

Comentários

Rio FM