Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 6, o deputado Inácio Loiola (MDB) parabenizou a Academia Alagoana de Letras pelos seus 105 anos, que serão celebrados logo mais no Teatro Deodoro, às 19h30, em evento gratuito e aberto ao público, com o lançamento de um documentário. "A casa maior da Literatura de Alagoas, neste dia auspicioso, vai contar para toda a sociedade sua história, no documento intitulado 'Pensando a Arte no Teatro'", informou Loiola.
"Em 1º de novembro de 1919, no salão nobre do Teatro Deodoro, foi fundada a Academia Alagoana de Letras pelo desbravador, amante da literatura e da arte, o historiador Moreno Sampaio, que contou com o incentivo de Jaime de Altavila e de Arthur Acioli", destacou o parlamentar.
Além do documentário, a Academia Alagoana de Letras lançará a revista digital Letra e Arte. "A revista narrará a arte, a crítica, a cultura e a literatura de nós, alagoanos. Essa publicação foi idealizada e concebida pelo membro da cadeira número 9, o escritor, crítico de arte e artista plástico Benedito Ramos", prosseguiu o deputado. "A Academia passa por um momento ímpar de promoção do resgate da efervescência cultural, transcendendo o passado para o futuro ao vivenciar o presente, com a apresentação da nossa história, para reverenciar aqueles que contribuíram direto ou indiretamente para a arte e para a cultura alagoanas", afirmou o parlamentar, parabenizando ainda o presidente da Academia Alagoana de Letras, Rostan Lamverly.
O presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, também parabenizou a Academia, enaltecendo sua importância na cultura alagoana.
Inácio Loiola - Assessoria