Ao usar a tribuna durante o Grande Expediente da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe, nesta quinta-feira, 23, o deputado Georgeo Passos (CIDADANIA), exibiu um vídeo elaborado por professores de um colégio estadual localizado em Ribeirópolis, reivindicando o retorno do Ensino Médio Regular.
O parlamentar fez um apelo aos demais colegas e à Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEDUC), destacando que a partir de 2023, o Ensino Médio Regular não será mais ofertado no período noturno. "Com isso, muitos alunos que moram em Ribeirópolis estão se deslocando para outras cidades e os professores do Colégio João XXIII solicitaram através desse vídeo, o apoio da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado", lamenta.
Georgeo Passos acrescentou que os alunos querem estudar em Ribeirópolis e não estão conseguindo. "Não é só nesse colégio do estado. Também temos o Abdias Bezerra que está sem essa modalidade no período noturno. Alguns dizem que são as mudanças curriculares que estão acontecendo e nós vamos buscar a assessoria da Secretaria de Educação para saber o que está acontecendo porque não podemos prejudicar os jovens de Ribeirópolis que querem permanecer nos seus estudos. Faço um apelo ao secretário Zezinho Sobral para que possa verificar a situação", observa.
Falta de água
O deputado ressaltou a falta de água em alguns municípios e destacou um requerimento de sua autoria, solicitando a presença do presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (AGRESE), Amilton Santana, para falar sobre a situação no plenário da Alese.
"Em Ribeirópolis, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Glória, a falta de água está passando dos limites e as pessoas cobram a regularização no abastecimento. A gente precisa tomar uma providência. Foi lido aqui hoje o requerimento de um convite ao presidente da Agrese, Amilton Santana, para vir a esta Casa dizer o que a agência fez nos últimos anos para que a Deso melhore o abastecimento de água", destaca.
Rodovia
Georgeo voltou a falar sobre a construção de meios-fios, cujos paralelepípedos continuam sendo colocados no acostamento da rodovia que liga a cidade de Ribeirópolis à Serra do Machado. "Os motoristas estão sem opção de trafegar pelo acostamento com a permanência dos meios-fios e com isso, vem aumentando a ocorrência de acidentes", afirma solicitando ao Departamento de Estarda de Rodagem (DER), a colocação de uma lombada eletrônica em frente ao Condomínio São Lorenzo, devido ao constante registro de acidentes no local.
Os deputados Luizão Donatrampi (UNIÃO BRASIL) e Marcos Oliveira (PL), fizeram apartes concordando com o discurso do colega Georgeo Passos quanto à necessidade de retirada dos paralelepípedos nos acostamentos das rodovias estaduais e defenderam a segurança para os condutores de veículos.
Comissões
Passos também solicitou a reunião das Comissões Temáticas, no sentido de convocar os gestores a prestar contas do quadrimestre e foi informado pelo presidente da Alese, Jeferson Andrade (PSD), que os requerimentos convocando a nova secretária da Fazenda, Sarah Tarsila Andreozzi para o dia 1º de março e o secretário da Saúde, Walter Pinheiro para o dia 14 de março, estarão na pauta de votação da próxima terça-feira, 28.
Por Aldaci de Souza - Agência de Notícias Alese
Alese