Rede Rio FM

Governador valida projeto de Acolhimento Psicossocial nas escolas da rede estadual de Sergipe

Projeto Acolher vai contemplar as dez Diretorias Regionais de Educação do estado e visa a inserção de psicólogos e assistentes sociais na rede pública de ensino

Por Gilson Neto em 01/03/2023 às 22:37:20

Foto: André Moreira

Acolher, cuidar e incluir. Este é o compromisso que o Governo de Sergipe está assumindo para promover a assistência psicossocial nas escolas estaduais. Nesta quarta-feira, 1º, o governador Fábio Mitidieri esteve reunido com o vice-governador e secretário de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Zezinho Sobral, com o secretário-executivo da Seduc, Marcel Resende, e com a secretária de Estado do Esporte e do Lazer (Seel), Mariana Dantas, para tratar da implementação do Acolher, projeto que visa a inserção de psicólogos e de assistentes sociais na rede pública de ensino.

Na reunião, o projeto foi detalhado com os custos e os aspectos operacionais que envolvem a distribuição e o atendimento a todas escolas do estado. De acordo com Zezinho, o Acolher contemplará as dez Diretorias Regionais de Educação. "O governador validou a metodologia que nós apresentamos e, agora, vamos dar sequência às providências, no prazo e no cronograma estabelecidos. Vamos realizar decretos, encaminhar à Procuradoria, ao Conselho de Reestruturação e Ajuste Fiscal de Sergipe (Crafi), e dar prosseguimento a todas as medidas administrativas que precisam ser realizadas, com o objetivo de materializar esse importante projetop", explicou o secretário.

Fábio ficou satisfeito com a apresentação do projeto e acredita que ele contribuirá sobremaneira com o desenvolvimento educacional e a saúde emocional dos alunos. "Fiquei feliz com o que foi apresentado. Não tenho dúvidas de que este projeto acolherá nossas crianças e adolescentes que necessitam do nosso apoio e nós estamos aqui para oferecer esse acolhimento, porque a saúde mental também é prioridade da nossa gestão", ressaltou.

Transporte escolar

Outro tema abordado no encontro foi sobre o Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete/SE), especialmente a autorização da publicação da Portaria de apoio ao transporte escolar, que prevê o repasse de R$ 43 milhões, divididos em dez parcelas, para auxiliar os municípios no transporte de alunos da rede pública.

Jogos da Primavera 2023

A realização dos Jogos da Primavera 2023 também foi debatida na reunião. O evento será promovido por meio da parceria entre as secretarias do Esporte e da Educação, que vão trabalhar em conjunto na construção e operacionalização, estabelecimento de datas, calendários, premiações e tudo o que for preciso para realização de uma edição memorável dos jogos estudantis.

Segundo a secretária Mariana Dantas, a meta é que os jogos alcancem os 75 municípios fazendo com que todos participem das 26 modalidades, fomentando a prática esportiva entre os alunos da rede pública e privada. "Os Jogos da Primavera têm sido uma pauta prioritária do governador Fábio Mitidieri. Hoje, eu e o secretário Zezinho trouxemos todas as novidades, todo o calendário, toda a programação que nós estamos montando para fazer um evento grandioso que possa atender o maior número possível de escolas e de municípios", disse.

Fonte: Governo de Sergipe

Comunicar erro
Renan Calheiros

Comentários

Rio FM