Rede Rio FM

Inácio Loiola defende permanência da sede da Codevasf em Penedo

Em aparte, o deputado Fernando Pereira (PP) disse ter conversado diretamente com o deputado federal Arthur Lira e com o presidente da 5º Superintendência da Codevasf, Joãozinho Pereira

Por Gilson Neto em 06/03/2023 às 22:21:19

Assessoria Parlamentar

Em pronunciamento na quinta-feira, 2, o deputado Inácio Loiola (MDB) alertou sobre os prejuízos financeiros que afetariam cidades ribeirinhas com a possível mudança da sede da 5ª Superintendência Regional da Codevasf (Companha de Desenvolvimento do Vale do São Francisco), da cidade de Penedo para Maceió. "Será um abalo enorme. O financiamento de projetos em cidades como Penedo, Igreja Nova e Porto Real do Colégio seriam prejudicados", criticou o deputado.

Inácio reforçou que a perda de 150 servidores lotados na cidade de Penedo, assim como suas famílias, caso tenham que ir para a capital Maceió, afetaria a economia local. "Seriam R$ 2 milhões em perdas, todos os meses, apenas com o salário dos servidores", completou Loiola, que acredita que a Codevasf estaria sendo cada vez mais descaracterizada.

"Os investimentos eram apenas para cidades ribeirinhas do Vale do São Francisco, em Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas. Mas depois incluíram o Vale do Parnaíba e hoje a estatal já inclui Mato Grosso, Tocantins e até Roraima. Estão esvaziando a Codevasf, como fizeram com a Sudene", afirmou o parlamentar. Ele lembrou que na sua criação, em 1948, a Codevasf atendia a 504 municípios, ou 7,4% do território brasileiro. Desde que entrou em vigor a Lei nº 14.053, de 8 de setembro de 2020, passaram a ser 2.675 municípios e 36,59% do território nacional, em 15 Estados e no Distrito Federal.

"Estou subscrevendo uma carta coletiva, assinada pelos prefeitos dos municípios de regiões ribeirinhas, especialmente de Penedo, que será encaminhada para o presidente Lula, para a ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal, para o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal, e para o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados", encerrou o deputado, afirmando ser, antes de parlamentar, um alagoano vindo de uma cidade ribeirinha e que pede a permanência da superintendência da sede em Penedo.

Em aparte, o deputado Fernando Pereira (PP) disse ter conversado diretamente com o deputado federal Arthur Lira e com o presidente da 5º Superintendência da Codevasf, Joãozinho Pereira, e a ele foi garantindo que não haverá mudança de sede. "Fui informado que a sede continuará em Penedo. Em Maceió haverá apenas uma extensão e os servidores de Penedo, caso queiram, podem vir para Maceió", disse Pereira, completando que o quadro técnico receberia apoio do Governo Federal. "A Codevasf atende aos 102 munícipios de Alagoas, então com uma extensão em Maceió seria mais fácil para o deslocamento dos prefeitos, assim como a proximidade de sedes como o IMA", completou o deputado, reforçando que tanto Arthur Lira quanto Joãozinho Pereira garantiram que a sede não sairá de Penedo.

Loiola, de forma respeitosa, discordou dos argumentos. "Alagoas é pequena. Em Minas Gerais, que é enorme, a sede fica em Monte Carlos, um município ribeirinho distante 500 quilômetros da capital Belo Horizonte", disse o deputado, acrescentando ainda que uma segunda sede acarretaria apenas em mais despesas.

Fonte: Assembleia Legislativa de Alagoas

Comunicar erro
Renan Calheiros

Comentários

Rio FM