Empenhado em construir uma gestão voltada a valorizar e ampliar o protagonismo feminino, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, prestigiou nesta sexta-feira, 10, o evento promovido pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
O encontro aconteceu no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, e apresentou como tema central "A mulher e a ocupação de espaço em nossa sociedade". Para discutir a temática, foram realizados painéis que debateram sobre a representatividade feminina nos espaços de poder, o enfrentamento à violência contra a mulher, o empoderamento das mulheres e a busca da equidade de gênero. Além disso, também ocorreu a palestra sobre Protagonismo Feminino nas Comunidades Tradicionais Sergipanas, ministrada pela procuradora da República, Lívia Tinôco.
Na abertura do evento, o governador de Sergipe agradeceu a oportunidade de poder falar em uma cerimônia tão simbólica e representativa. "Lugar de mulher é onde ela quiser, vocês têm toda competência para ocupar a posição que desejarem, sobretudo na política. O nosso governo é feito por mulheres, são sete secretarias comandadas por mulheres, temos a primeira secretária da Fazenda, primeira secretária da Justiça, a primeira-chefe do Gabinete Militar e criamos a primeira Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), uma pasta transversal que atua sempre com o prisma das mulheres".
Fábio aproveitou o momento para ressaltar os decretos lançados no último dia 8, que criam programas e ações do Governo de Sergipe destinados, especialmente, à proteção e ao combate à violência contra mulher, bem como à geração de emprego e renda. Os decretos determinam a criação do 'Observatório da Mulher Beatriz Nascimento', o 'Selo Empresa Amiga da Mulher', além da oficialização do 'Programa Cartão Mais Inclusão - CMais Mulher'- e da parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) para o cumprimento da Lei 8.264/19, que estabelece aos estabelecimentos a obrigatoriedade de adotar medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco. Os projetos são executados por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
"Precisamos dar abrigo e cuidar das mulheres em situação de vulnerabilidade. Esse é um governo de ações, nós temos pressa para mudar a realidade, gerar emprego e condições que transformem a vida delas. Nosso governo é proativo e sempre terá um olhar especial e dedicado à mulher sergipana", acrescentou Mitidieri.
A primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, também participou do painel sobre a importância da ocupação de espaço de poder pelas mulheres, juntamente com a vice-presidente da Fames, Silvany Mamlak, a deputada federal Yandra Moura, a juíza Jumara Porto e a deputada federal pelo estado do Amapá Silvia Waiãpi.
"Hoje foi um dia de muita representatividade, força e união, um momento de muita reflexão e discussão sobre nosso papel e sobre as lutas que precisam cada vez mais de valorização. Estamos juntas, ocupando espaços e sempre cuidando do nosso povo", destacou Érica.
Fonte: Governo de Sergipe