Rede Rio FM

Políticas de valorização da mulher são destacadas pelo governador durante encontro promovido pela Federação dos Municípios de Sergipe

Evento realizado no Teatro Tobias Barreto reuniu importantes lideranças femininas do estado para debater o protagonismo feminino na sociedade

Por Gilson Neto em 11/03/2023 às 23:18:39

Foto: Arthur Soares

Empenhado em construir uma gestão voltada a valorizar e ampliar o protagonismo feminino, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, prestigiou nesta sexta-feira, 10, o evento promovido pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

O encontro aconteceu no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, e apresentou como tema central "A mulher e a ocupação de espaço em nossa sociedade". Para discutir a temática, foram realizados painéis que debateram sobre a representatividade feminina nos espaços de poder, o enfrentamento à violência contra a mulher, o empoderamento das mulheres e a busca da equidade de gênero. Além disso, também ocorreu a palestra sobre Protagonismo Feminino nas Comunidades Tradicionais Sergipanas, ministrada pela procuradora da República, Lívia Tinôco.

Na abertura do evento, o governador de Sergipe agradeceu a oportunidade de poder falar em uma cerimônia tão simbólica e representativa. "Lugar de mulher é onde ela quiser, vocês têm toda competência para ocupar a posição que desejarem, sobretudo na política. O nosso governo é feito por mulheres, são sete secretarias comandadas por mulheres, temos a primeira secretária da Fazenda, primeira secretária da Justiça, a primeira-chefe do Gabinete Militar e criamos a primeira Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), uma pasta transversal que atua sempre com o prisma das mulheres".

Fábio aproveitou o momento para ressaltar os decretos lançados no último dia 8, que criam programas e ações do Governo de Sergipe destinados, especialmente, à proteção e ao combate à violência contra mulher, bem como à geração de emprego e renda. Os decretos determinam a criação do 'Observatório da Mulher Beatriz Nascimento', o 'Selo Empresa Amiga da Mulher', além da oficialização do 'Programa Cartão Mais Inclusão - CMais Mulher'- e da parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) para o cumprimento da Lei 8.264/19, que estabelece aos estabelecimentos a obrigatoriedade de adotar medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco. Os projetos são executados por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

"Precisamos dar abrigo e cuidar das mulheres em situação de vulnerabilidade. Esse é um governo de ações, nós temos pressa para mudar a realidade, gerar emprego e condições que transformem a vida delas. Nosso governo é proativo e sempre terá um olhar especial e dedicado à mulher sergipana", acrescentou Mitidieri.

Valorização
A vice-presidente da Fames e prefeita de Capela, Silvany Mamlak, parabenizou as mulheres e agradeceu ao governador pelo empenho na gestão pela valorização e empoderamento feminino. "Temos um governador de verdade e uma primeira-dama atuante, competente e protagonista, que caminha ao lado do governador. Fábio está colocando em prática o seu compromisso com as mulheres, tenho certeza que você será um grande mandatário", disse Silvany.

A primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, também participou do painel sobre a importância da ocupação de espaço de poder pelas mulheres, juntamente com a vice-presidente da Fames, Silvany Mamlak, a deputada federal Yandra Moura, a juíza Jumara Porto e a deputada federal pelo estado do Amapá Silvia Waiãpi.

"Hoje foi um dia de muita representatividade, força e união, um momento de muita reflexão e discussão sobre nosso papel e sobre as lutas que precisam cada vez mais de valorização. Estamos juntas, ocupando espaços e sempre cuidando do nosso povo", destacou Érica.

Fonte: Governo de Sergipe

Comunicar erro
Renan Calheiros

Comentários

Rio FM