Rede Rio FM

Serviço do SUS no Baixo São Francisco Sergipano é debatido na Alese

Sabemos que não se trata de uma postura simples

Por Gilson Neto em 08/05/2023 às 23:08:36

Foto: Joel Luiz

Representantes de oito município sergipanos, localizados na região do Baixo São Francisco, foram recebidos na tarde desta segunda-feira (08), pelos deputados Lidiane Lucena (Republicanos), Cristiano Cavalcante (União Brasil), e Netinho Guimarães (PL), para discutir medidas capazes de qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS). Reunidos na sala das comissões, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), parlamentares e secretários de Saúde debateram sobre o cenário enfrentado por mais de 150 mil contribuintes que habitam na região.

O Baixo São Francisco esteve representado por gestores públicos das cidades de Ilha das Flores, Pacatuba, Propriá, Neópolis, Malhada dos Bois, e São Francisco; a região é composta ainda pelos municípios de: Amparo de São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São João, Japoatã, Muribeca, Santana do São Francisco e Telha. O encontro contou ainda com a participação de representantes da Secretaria Municipal da Saúde de Aquidabã, localizado no Médio Sertão Sergipano. Presidente da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social da Alese, a deputada Lidiane Lucena enalteceu a necessidade de ampliar os diálogos.

"Receber vocês para esta conversa faz parte do plano básico de prevenção contra doenças. A partir do momento em que agimos no acolhimento das pessoas em busca de exames de rotina, por exemplo, estamos contribuindo para que menos pessoas apresentando quadro clínico de alta complexidade seja notificado pelo próprio SUS. Sabemos que não se trata de uma postura simples, mas é necessária e nós estamos dispostos não apenas para ouvir a demanda da população, como, em especial, colaborar pela solução de cada impasse", avaliou. O deputado Cristiano Cavalcante compartilhou da avaliação apresentada pela presidente, mas destacou a definição de prioridades.

Pleitos prioritários

"Como é de conhecimento geral, todos os assuntos que envolvem a Saúde pública são de extrema urgência, mas algumas demandas necessitam de mais tempo do que outras. Peço aos secretários que formulem e nos apresentem três pautas urgentes, e outras que possam ser atendidas em médio e longo prazo. A partir destas informações, desta triagem nos municípios, conseguiremos nos organizar também de igual modo para que a população seja atendida da melhor forma possível", orientou. Uma nova reunião entre os secretários do Baixo São Francisco e Médio Sertão Sergipano, e a Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social da Alese deve ocorrer até o final deste mês de maio. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), acompanhou o diálogo.

Fonte: Alese

Comunicar erro
Renan Calheiros

Comentários

Rio FM