Rede Rio FM

Cantora Elba Ramalho recebe da Alese título de Cidadania Sergipana

Entrega da homenagem aconteceu no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju

Por Gilson Neto em 16/05/2023 às 00:19:00

Fotos: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese

Paraibana, nascida no município de Conceição, em 17 de agosto de 1951, a cantora, compositora, multi-instrumentista e atriz, Elba Maria Nunes Ramalho, recebeu na noite desta segunda-feira (15), da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o Título Cidadã Sergipana. Aprovada por meio do Projeto de Resolução nº 13/2023, de autoria da deputada estadual Maísa Mitidieri (PSD), a concessão desta homenagem recebeu apoio unânime em virtude do conjunto de ações protagonizadas pela artista em prol da valorização e fortalecimento da cultura nordestina.

Detentora de uma carreira musical que acumula mais de quatro décadas, a primeira apresentação de Elba Ramalho em Sergipe aconteceu ainda no início dos anos 80; até o próximo dia 30 de junho, mais duas apresentações estão previstas para ocorrer em Aracaju. A entrega do título foi realizada no Teatro Tobias Barreto, zona Sul da capital, durante o IV Fórum Nacional de Música Nordestina. Na concepção da deputada Maísa Mitidieri, paralelo à representatividade artística, de amplo conhecimento nacional e internacional, a homenageada é símbolo de resistência e empoderamento das mulheres.

"O legado de resistência da Elba se confunde com a de milhares de sergipanas. Mulheres guerreiras, que mesmo envolvidas em um cenário de dificuldade diária, souberam e sabem se impor, traçar seus rumos e alcançar o sucesso em cada respectiva área de atuação. Há décadas Elba Ramalho é figura ilustre durante os festejos da nossa cultura nordestina em Sergipe, e, por toda sua representatividade e ligação intensa com o nosso povo, nada mais justo do que apresentar a proposta de concessão deste título. Felizmente, e como já era esperado, ele foi aprovado pelos deputados e deputadas que compõem a 20ª Legislatura", declarou a parlamentar.

Ainda de acordo com a deputada, a Assembleia Legislativa – de forma acertada –, tem multiplicado a entrega de títulos de cidadania à profissionais com representatividade no estado de Sergipe. Por acreditar que a menor Unidade Federativa do país vivencia um novo momento de fomentação das suas tradições folclóricas e culturais, a entrega desta homenagem à Elba Ramalho segue no direcionamento desejado, sobretudo, pela classe artística. "Observem o movimento em torno de uma maior valorização dos nossos artistas. Paralelo à abertura de mais espaços para os artistas locais, há, também, medidas como esta [título] para homenagear artistas do mesmo seguimento, mas que nasceram em outros estados", completou a deputada Maísa Mitidieri.

Cidadã sergipana

Minutos antes de receber a condecoração da Assembleia Legislativa, Elba Ramalho destacou o quanto se sente em casa quando desembarca em Sergipe. Destacando múltipla gratidão aos produtores musicais, culturais e gestores públicos que geraram oportunidade para trazê-la ao estado, a mais nova cidadã sergipana entende que os sucessivos retornos, bem como a concessão deste título, se tornou possível devido à identificação que os forrozeiros de Sergipe tiveram com os trabalhos por ela produzido. "Por aqui criei amigos já no início da minha trajetória. Fico sempre lisonjeada ao saber que retorno a este estado que tanto me abraça, seja para apresentações públicas ou eventos particulares", disse.

Sobre o recebimento do Título Cidadã Sergipana, a homenageada revelou que o diploma faz parte de um processo simbólico, carinhosamente concedido pela Assembleia Legislativa em nome dos mais de 2,5 milhões de sergipanos. "Mais uma demonstração de amor com a minha pessoa. Hoje, oficialmente me torno uma cidadã sergipana, mas o amor que tenho por vocês é tão intenso e longínquo, que devido as lembranças boas que carrego, já me sinto sergipana há muito tempo. Obrigado Sergipe; obrigado Alese por esse reconhecimento público", agradeceu Elba Ramalho.

Em casa

Minutos antes de seguirem juntos para o palco, em visita ao camarim, o governador Fábio Mitidieri destacou que a homenageada, com o recebimento do título, passava a ocupar a figura de sergipana. "Já era, mas apenas pelo carinho do nosso povo; a partir de agora é uma sergipana de direito; o nosso solo também passa a ser dela. Muito me honra participar deste momento histórico diante de uma das mais belas vozes do nosso país; uma nordestina raiz, militante da cultura e defensora do forró com unhas e dentes. Antes mesmo de iniciarmos as atividades deste fórum, precisava vir aqui no camarim para deixar claro, já de agora, o quão Sergipe está feliz com a presença dela", destacou Fábio Mitidieri.

Acumulando 58 álbuns, Elba lançou "Ave de Prata", seu primeiro trabalho, em 1979; o mais recente trata-se do single "O Galo é Alegria"; lançado no início deste ano. Além da deputada Maísa Mitidieri, autora do Projeto de Resolução nº 13/2023, estiveram presente os deputados: Garibalde Mendonça (PDT), Manuel Marcos (PSD), e a deputada Linda Brasil (Psol); a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe esteve representada ainda pelo subsecretário-geral da Mesa Diretora, Igor Leonardo Moraes Albuquerque. Na oportunidade Elba Ramalho também recebeu da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o título de Cidadã Aracajuana; proposto pelo vereador Josenito Vitale.

Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese


Fonte: Alese

Comunicar erro
Renan Calheiros

Comentários

Rio FM