Rede Rio FM

Governo de Alagoas realiza entregas no Alto Sertão beneficiando mais de 2.500 agricultores familiares

Distribuição de sementes, alevinos e equipamentos agrícolas fazem parte da estratégia de fortalecimento da agricultura familiar em Alagoas

Por Gilson Neto em 23/05/2023 às 00:42:12

Ascom Seagri

Mais de 2.500 agricultores nos municípios do Alto Sertão foram beneficiados com a distribuição de sementes, alevinos e equipamentos agrícolas doados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagri). A entrega fez parte da primeira edição do Governo Trabalhando, realizado na sexta-feira (19) e sábado (21), em Delmiro Gouveia e mais sete municípios da região.

Pelo programa Planta Alagoas, em Água Branca, os agricultores familiares receberam 41,5 mil kg de sementes de milho e feijão. A entrega tem impacto na segurança alimentar das famílias, que muitas vezes vivem em situação de vulnerabilidade social.

"O Planta Alagoas é um dos programas responsáveis por fomentar a economia do estado e valorizar a agricultura familiar, que tem um papel socioeconômico muito importante e é um setor extremamente democrático. Nós vamos, cada vez mais, trazer e criar bons projetos para os produtores familiares", afirmou o governador Paulo Dantas.

O pajé Antônio Francisco, da comunidade indígena Kalankó, em Água Branca, explicou que na aldeia são 111 famílias que fazem o plantio para consumo próprio e, também, para gerar renda com a comercialização do que é produzido. "Essa uma boa ajuda, porque vivemos da agricultura e as famílias não têm acesso a sementes comerciais. Com o programa, conseguimos fazer com que toda a comunidade tenha como para plantar milho e feijão", disse o pajé.

Como estratégia de fortalecimento de agricultores familiares das cadeias produtivas da bovinocultura, ovinocultura e caprinocultura, a Seagri entregou, na sexta (19), seis ensiladeiras para associações dos municípios de Água Branca, Inhapi, Mata Grande, Olho D´Água do Casado, Pariconha e Piranhas. A ação, desenvolvida em parceria com a Emater Alagoas e convênio do Ministério da Agricultura, beneficia 500 pequenos produtores, que terão auxílio no suporte forrageiro do Alto Sertão.

"Acreditamos que a união faz a força, e estamos juntos para fortalecer as políticas públicas para o campo, chegando a quilombolas, indígenas, trabalhadores rurais, assentados e acampados. Essa é a atenção e o cuidado que a gestão Paulo Dantas tem com todos os agricultores familiares. Desde a semente até os equipamentos, queremos promover a inclusão produtiva. Esse é nosso compromisso", ressaltou a secretária de Agricultura, Carla Dantas.

Durante a ação do Governo Trabalhando, a Secretaria de Agricultura realizou a entrega de 40 mil alevinos de tilápia para os piscicultores familiares de Canapi e Água Branca. A iniciativa faz parte do Programa de Distribuição de Alevinos, que atingiu a marca de 445.500 peixes juvenis, de janeiro a maio de 2023, em 17 municípios alagoanos.

No sábado (20), em Piranhas, a secretária Carla Dantas inaugurou a reforma e ampliação da Casa do Mel do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, em parceria com a Prefeitura, Emater Alagoas e Codevasf. O local passa a servir de escola para capacitar produtores, estudantes e técnicos, além de disponibilizar equipamentos para os apicultores fazerem a extração do mel.

Pesquisa para a agricultura familiar

No Centro Xingó de Convivência com Semiárido, em Piranhas, foi implantado um experimento com seis variedades de sementes de milho e três variedades de feijão, entre elas crioulas, do Planta Alagoas. O experimento está sendo realizado em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Emater Alagoas, com objetivo de confirmar os índices produtivos dos grãos.

Outros dois campos serão instalados pela Seagri no Agreste, em Arapiraca, e na Zona da Mata, em Satuba. As sementes serão submetidas a duas condições de manejo: o tecnificado, com a utilização de insumos, e outra sem práticas agrícolas, um manejo mais próximo ao que é adotado pelo agricultor familiar.

A pesquisa vai trazer mais estudos para técnicas de manejo agrícola aplicadas na agricultura familiar. Com os resultados, produtores e técnicos de campo terão mais informações para o planejamento produtivo e econômico da propriedade.

Tatiane Gomes / Ascom Seagri

Fonte: Governo de Alagoas

Comunicar erro
Renan Calheiros

Comentários

Rio FM