Rede Rio FM

Programa de prevenção e tratamento de obesidade vira Projeto de Lei na Alese, afirma Neto Batalha

Neto Batalha também enxerga a necessidade da criação de uma lista de espera transparente

Por Gilson Neto em 30/05/2023 às 22:35:11

Foto: Assessoria Parlamentar

Depois de protocolar um projeto voltado para melhoria da saúde bucal dentro das UTI"s, o deputado Neto Batalha (PP) quer implantar um programa de prevenção e tratamento da obesidade e das doenças dela decorrentes, incluindo a orientação nutricional na rede pública hospitalar e ambulatorial do Estado.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2021, no Brasil, 22% da população adulta era considerada obesa. J√° as pessoas entre 5 a 19 anos correspondiam ao índice de 10,2%.

Além de oferecer um risco à vida, a obesidade pode provocar outras doenças, como depressão, ataque cardíaco, apneia do sono, doenças no fígado, problemas na vesícula, diabetes, c√Ęncer, entre outras.

"Por isso, é importante fazer o acompanhamento médico, não só para iniciar o tratamento, como também reduzir as possibilidades de desenvolver outras doenças causadas pela obesidade", declarou o parlamentar.

Neto Batalha também enxerga a necessidade da criação de uma lista de espera transparente e justa para os pacientes com indicação de cirurgia bari√°trica. "Entendemos que o atendimento seja feito de forma justa, sendo que cada

situação ser√° avaliada pelo órgão de saúde, que levar√° em consideração o grau de urg√™ncia", explicou o deputado.

Ainda segundo o autor do PL, o Poder Executivo poder√° designar ambulatórios específicos, dotados dos recursos materiais e humanos necess√°rios a seu funcionamento.

Fonte: Deputado Estadual Neto Batalha

Comunicar erro

Coment√°rios

GILSONNETO.COM