A Polícia Federal deve ser responsável pela segurança da primeira dama, Janja, mesmo após a definição do presidente da República de que a segurança presidencial passará para o gabinete de segurança institucional.
Há tempos que a primeira dama vem reclamando de não ter confiança na segurança dos militares que acompanham o GSI, principalmente após o ocorrido em 8 de janeiro. A informação foi dada pela Folha de S. Paulo e confirmada pelo blog.
O blog conversou com fontes e confirmou haver uma minuta de um decreto que dará previsibilidade legal ao tema.
Desde o dia 30 de junho, quando foi extinta a Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente da República a segurança do vice-presidente e deus familiares, voltou ao GSI. Mas, a da primeira dama continuou com a PF.
Agora, a saída que passará pelo Ministério da Justiça e pelo Ministério da Gestão nas próximas duas semanas tenta dar segurança jurídica para essa situação.
O blog apurou também que a minuta de decreto prevê a ampliação dos homens da Polícia Federal que fazem a segurança e também a previsão de que a PF consiga ser acionada, caso alguma autoridade sinta a necessidade de proteção.
G1/PolÃtica