Na manhã desta quarta-feira (9), o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), destacou que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), precisa melhorar a qualidade no abastecimento de água em Sergipe, e citou a contratação de uma fundação, do Estado de São Paulo, com o objetivo de prestar uma consultoria e desestatização da empresa.
"Aqui já fizemos diversas manifestações de que a Deso tem que melhorar os seus serviços, para a comunidade e sociedade. Mais sabemos que os trabalhadores da Deso fazem o possível e o impossível para manter, mesmo sem as devidas condições oferecidas pela empresa, o abastecimento de água em Sergipe. E sabemos que está em andamento um processo de privatização da Empresa. E agora, a Deso contrata a Fundação Instituto de Administração, do Estado de São Paulo, com o objetivo de prestar uma consultoria especializada para promover a análise crítica, e monitorar os estudos técnicos de desestatização dos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário em Sergipe. Estudos estes promovidos pelo BNDES, e o valor desta contratação por dispensa de licitação, R$ 1. 939,00 mil reais", afirmou o parlamentar.
Segundo Georgeo Passos, a privatização não é a solução para os problemas da empresa. "Vamos ver este processo de privatização da empresa, e mais uma vez a gente reafirma que os serviços da Deso precisam melhorar, mais não será a privatização a solução deste problema. Estamos vendo o que aconteceu em Alagoas, e países inclusive da Europa, que estão fazendo o processo inverso, voltando para a mão do poder público, diante dos diversos problemas que tiveram com a iniciativa privada", ressaltou o deputado.
Trabalhadores da Saúde
Durante o Grande Expediente, o deputado falou sobre o reajuste dos trabalhadores da saúde. "Neste momento, na Praça Fausto Cardoso, está acontecendo uma manifestação dos trabalhadores da Fundação Hospitalar de Saúde e das demais Fundações que prestam serviço a Secretaria de Estado da Saúde. Esses trabalhadores estão aqui na frente da Assembleia pedindo apoio de todos os parlamentares desta Casa, para que possamos, enquanto parlamento, intermediar junto ao governo do Estado uma definição com relação aos seus salários, que até hoje permanecem os mesmos valores do ano passado", disse o deputado.
O parlamentar falou também sobre pessoas que recebem benefício para tratar da saúde fora de Sergipe. "O apelo que a gente faz na manhã de hoje é que o governo do Estado de Sergipe faça alguma coisa em prol dessas pessoas; que melhore o quanto antes o valor desta ajuda de custo. Que possa colaborar ainda mais para a melhoria da vida delas. Por que com 24 reais e 75 centavos, não dá para nada aqui em Sergipe", finalizou Georgeo Passos.
A deputada Linda Brasil (PSOL), se somou à fala do deputado Georgeo Passos, e demonstrou apoio ao reajuste dos servidores da Saúde e Fundações.
Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese
Alese