Rede Rio FM

Fábio Mitidieri e Edvaldo Nogueira acompanham vistoria em estrutura de Projeto Verão 2023

Objetivo é garantir a segurança, conforto e tranquilidade dos sergipanos e turistas que vão curtir o evento

Por Gilson Neto em 09/02/2023 às 22:43:37

Secom/SE

O Projeto Verão retorna ao calendário de eventos da capital, após dois anos suspenso devido às restrições da pandemia. Graças à parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe, o festival acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, na Orla da Atalaia, e trará uma programação musical com grandes nomes locais e nacionais, além da presença de uma Arena Multicultural com atividades esportivas e culturais, que se estenderá à Orla Pôr do Sol.

Para conferir de perto os últimos preparativos para a festa, o governador do Estado, Fábio Mitidieri, juntamente com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, acompanharam, nesta quinta-feira, 9, o trabalho de vistoria final da estrutura montada para a realização do Projeto Verão 2023, feita pela Defesa Civil de Aracaju e Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.

O objetivo da força-tarefa montada às vésperas do evento é garantir a segurança, conforto e tranquilidade dos sergipanos e turistas. Esse conjunto de ações engloba a organização de trânsito, segurança, saúde, assistência social, setores da cultura e serviços urbanos, como limpeza e ordenamento de ambulantes, uma junção entre órgãos do município e do Estado.

"Este será o maior Projeto Verão da história, graças à aliança firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju. O evento vai movimentar o nosso turismo e encher a nossa cadeia hoteleira. Cada um está dando a sua contribuição e fazendo os seus investimentos. A população está satisfeita e estamos recebendo o feedback positivo nas redes sociais", disse, reforçando a parceria com a prefeitura que seguirá cada vez mais intensificada, como já vem sendo demonstrado nesse início de gestão.

De acordo com o governador, esse é o começo de uma nova história que está sendo feita nesse governo. "Não é uma aliança que começa hoje, a minha aliança com Edvaldo vem desde 2008, quando comecei como vereador e ele como meu prefeito. Hoje, na condição de governador, poderei ajudar ainda mais a nossa capital a fazer com que nós sejamos um destino turístico importante para o Brasil", destacou Fábio.

Para o governador, o fomento à geração de emprego e renda é um dos resultados mais significativos do Projeto Verão. "Estamos mostrando a nossa cultura como um indutor da economia. Os hotéis estão lotados, o povo está feliz porque nós estamos trazendo alegria, entretenimento, emprego e renda para a nossa população. Aqui tem muita gente trabalhando, gerando emprego e renda para o nosso povo. Sempre disse durante toda a nossa caminhada que a parceria do Estado com o município daria frutos positivos. E o que nós estamos vendo aqui hoje é que, pela cultura, empregos estão sendo gerados e nossa economia e turismo impulsionados", celebrou.

Incentivo ao esporte

Além da participação de vários artistas de renome nacional, Fábio também frisou o incentivo ao esporte e lazer trazido pelo Projeto Verão. "Teremos programação durante os três dias. Na Orla Pôr do Sol, teremos atividades náuticas, que também é uma novidade que veio para ficar. Esperamos que o Projeto Verão de Aracaju seja um evento que possa se repetir todos os anos, houve uma interrupção por conta da pandemia, mas ele será retomado e já está inserido no calendário turístico do nosso estado".

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, elogiou a estrutura do evento, enfatizando que está tudo pronto. "A estrutura está maravilhosa. Aqui nós vamos ter shows durante três dias, vai ter esporte, arena para as pessoas jogarem videogame, ou seja, um grande sucesso", ressaltou, falando sobre a retomada do Projeto Verão, em parceria com o Governo do Estado, depois da pandemia.

O gestor ressaltou a união entre a gestão estadual e municipal para realizar o evento tão esperado pelos sergipanos. "Somamos esforços para fazer o maior Projeto Verão da nossa história. Será um Projeto Verão que vai bombar, os hotéis estão quase todos lotados. Vai melhorar a nossa economia, beneficiar o ambulante, o taxista, as pessoas que vão vender, todos que estão trabalhando na estrutura do evento. Tudo isso é a cultura também como geração de renda, como elemento da economia. O Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju estão de mãos dadas para que a gente faça o maior Projeto Verão da nossa história", pontuou.

Público

A secretária de Estado de Esporte e Lazer, Mariana Dantas, falou sobre os ajustes finais realizados pela equipe de trabalho, frisando a união de vários órgãos do Governo e da Prefeitura para garantir segurança de todos que estiverem no evento. A expectativa de Mariana é que a noite de sexta-feira já esteja lotada de pessoas, seguindo do sábado e domingo o dia inteiro.

"Esgotamos todas as inscrições de todas as modalidades e estamos muito felizes com esse resultado. Foi pouco tempo de inscrição e as pessoas correram para o nosso site para garantir a participação em todos os esportes", disse, lembrando que serão mais de 25 modalidades esportivas, de lazer e também paramodalidades como o surf adaptado, o bodyboard, o banho de mar assistido, vôlei sentado e a capoeira inclusiva. "Faremos o formato de competição e de festival, isso significa que as pessoas que não garantiram suas inscrições para as competições, poderão também experimentar a modalidade. Quem tiver na praia, passeando, tomando seu banho de mar, pode experimentar as mais diversas modalidades que ofertaremos no sábado e domingo, por isso convido todo mundo para vir às areias da Orla de Atalaia, na praia da Cinelândia. O Projeto Verão acontece nos 10,11 e 12 de fevereiro, na sexta-feira à noite, sábado e domingo, só tem hora para começar e não tem hora para acabar".

Em paralelo à programação musical noturna, a Arena Criativa vai disponibilizar à população uma gama de atividades na Passarela do Caranguejo, das 10h às 21h, além da programação esportiva, que será nos dias 11 e 12, das 7h às 18h, nas Arenas Beach e Criativa, montadas na Praia da Cinelândia, e também na Orla Pôr do Sol.

A DJ aracajuana Anny B. comentou sobre a iniciativa do Estado e da Prefeitura em promover o Projeto Verão para o fomento da cultura, o esporte e lazer. "A importância é gigantesca, porque dá acesso à população e visibilidade a outras formas de cultura. Estou num mercado que movimenta bilhões de dólares e a música eletrônica acontece em todos os lugares do mundo. Por exemplo, eu, como DJ, sou conhecida lá fora, as pessoas sabem da minha existência, que eu sou de Sergipe, e, através dessa visibilidade, eu posso ver e dizer: olha, aqui tem o forró, mas também tem outras formas de cultura".

Força-tarefa

A segurança do Projeto Verão será garantida pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), a Polícia Civil do Estado (PC/SE) e pelo Corpo de Bombeiros Militares de Sergipe (CBMSE). Já a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) empregará 20 agentes de trânsito por dia de evento. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará presente na festa por meio das redes de urgência e emergência, além das equipes de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, além de disponibilizar vacinação. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) será responsável pela organização dos ambulantes e por toda a limpeza do local.

Além disso, a Secretaria Municipal da Assistência Social atuará com cerca de 45 profissionais, entre equipe de apoio do Camarote da Acessibilidade e técnicos do Serviço Especializado de Abordagem Social e contará com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD) e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Este ano, o Camarote da Acessibilidade será instalado em um novo local e terá capacidade para 80 pessoas por dia, entre 40 PcDs e 40 acompanhantes. Para acessar, basta se dirigir ao espaço e apresentar documento que comprove a deficiência.

De acordo com secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tenente-coronel Silvio Prado, falou sobre a infraestrutura do evento, informando que, amanhã, sexta-feira, 10, o Corpo de Bombeiros, fará uma visita ao local. "O projeto já está aprovado e os vistoriantes vão vir aqui para cobrar tudo que foi aprovado em projeto e que esteja executado, como a instalação dos extintores, iluminação, sinalização e saída da emergência. Também trabalharemos com bombeiros civis, serão ao todo 80 bombeiros civis durante o evento. Também é cobrado o certificado desses bombeiros civis, junto ao Corpo de Bombeiros, para que o evento seja autorizado também pela Corporação e a gente tenha todos os aspectos, como a segurança total, a parte de segurança pública, segurança contra incêndio, segurança cultural, no intuito de garantir que as pessoas venham para o Projeto Verão 2023 com toda segurança possível".

Fonte: Governo de Sergipe

Comunicar erro
Renan Calheiros

Comentários

Rio FM