Mais uma vez, o fim de semana do Verão Sergipe 2024 foi marcado por tranquilidade. Desta vez, o evento ocorreu em Canindé de São Francisco, no alto sertão do estado, nos dias 27 e 28 de janeiro, quando sergipanos e turistas tiveram a oportunidade de participar de atividades esportivas e culturais. Uma realização do Governo do Estado, o Verão Sergipe posiciona o estado como destino turístico durante a estação mais quente do ano e reforça o compromisso da gestão estadual com o fomento à economia e à geração de emprego e renda, por meio da promoção de grandes eventos.
Em Canindé de São Francisco, onde o evento estava inicialmente marcado para ser iniciado no dia 26, os shows precisaram ser adiados devido às condições meteorológicas, a fim de preservar a vida da população e evitar possíveis riscos relacionados às fortes chuvas que atingiram o alto sertão do estado. Mesmo assim, felizmente não foram registradas ocorrências desse tipo.
Segurança
Durante o Verão Sergipe 2024, o público pôde contar com os serviços da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Em Canindé, não foi registrado nenhum tipo de ocorrência relacionada à segurança ao longo dos dois dias de evento, o que demonstra a eficácia do plano de segurança desenvolvido para o evento.
Além do funcionamento plantonista da Delegacia, o plano de segurança incluiu a atuação de quase 500 policiais militares em 78 viaturas. O helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA) também fez parte do planejamento, bem como o Corpo de Bombeiros.
De acordo com a tenente-coronel Claudice Silva, da Polícia Militar, o planejamento desenvolvido para o Verão Sergipe 2024 tem demonstrado resultado e continuará em andamento no próximo final de semana, 2, 3 e 4 de fevereiro, quando o evento ocorrerá na praia de Pirambu, no leste sergipano. "Contaremos com o apoio do 9º Batalhão da Polícia Militar (9º BPM), que é a unidade da área, e as unidades especializadas. Contaremos com a atuação do BPRv, BPTran, BPCaatinga, BPati, BPChoque e a Cavalaria", explicou.
O Verão Sergipe em Pirambu também contará com a atuação da Polícia Civil, que montou escalas de plantão, que têm sido aplicadas nas delegacias locais, e do Corpo de Bombeiros, incluindo a presença de 50 bombeiros, a fim de garantir a segurança dos frequentadores do evento.
Saúde
O Verão Sergipe 2024 também leva aos municípios visitados o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que garante celeridade e eficiência na assistência à saúde. O serviço conta com cerca de 40 profissionais envolvidos, sendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores à disposição do público, além das presenças da Unidade de Suporte Avançado (USA) e da viatura tipo A.
No sábado, 27, durante o dia, não houve registro de atendimentos durante a programação esportiva do Verão Sergipe. Já pela noite, foram realizados dez atendimentos no posto de saúde, todos clínicos, sendo que três pacientes precisaram ser removidos para o Hospital de Pequeno Porte (HPP) de Canindé.
No domingo, 28, durante o dia, mais uma vez não foram necessários atendimentos na Arena Esportiva. Pela noite, foram dois atendimentos clínicos no posto de saúde, sendo que um dos pacientes foi encaminhado para o HPP de Canindé.
Dessa forma, foram totalizados 12 atendimentos clínicos durante o Verão Sergipe em Canindé de São Francisco, dos quais quatro pacientes precisaram ser encaminhados ao hospital.
Verão Sergipe
O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d"Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu e Deso.
Governo de Sergipe