Rede Rio FM

No aniversário de 192 anos da PM, Paulo Dantas destaca bons índices da segurança no estado de Alagoas

Paulo Dantas disse que resultados alcançados são frutos da determinação e integração das forças policiais

Por Gilson Neto em 06/02/2024 às 18:39:01

Edvan Ferreira/Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas participou, nesta terça-feira (06), da solenidade que marcou os 192 anos da Polícia Militar de Alagoas. Ele destacou os bons índices da segurança e que os resultados alcançados são fruto da determinação e integração das forças policiais. O evento contou ainda com a promoção de oficiais e praças, além de outorga de medalhas institucionais. E ao lado do secret√°rio de Segurança Pública, Fl√°vio Saraiva e do comandante da Polícia Militar, Coronel Paulo Amorim, Paulo assinou o decreto que dispõe sobre a criação do serviço volunt√°rio remunerado na PM e dos Bombeiros.

"Quero agradecer a todos os homens e mulheres que fazem parte da Polícia Militar de Alagoas. Voc√™s t√™m nos orgulhado m√™s a m√™s, ano a ano. Quero agradecer pelo resultado de 2023, onde nós batemos os indicadores de 2022, e agradecer também pelo m√™s de janeiro de 2024, onde nós tivemos melhor desempenho que 2021, que 2022 e que 2023", afirmou.

"Nós só estamos conseguindo isso primeiro, por conta da energia de voc√™s, da participação, da conexão, do trabalho integrado, mas também da disposição e da disponibilidade do Governo dos Estados para investir na Polícia Militar, em novos concursos, em melhoria na sua infraestrutura, em melhores equipamentos, em melhores armamentos, em mais ci√™ncia, tecnologia e inovação", pontuou o governador.

"É esse conjunto integrado de forças que est√° fazendo com que Alagoas seja um dos estados com o maior e melhor desempenho na √°rea da segurança pública. Éramos o último, passamos muito tempo nessa posição e Maceió como a quinta capital mais violenta do mundo. O anu√°rio agora do ano de 2023, dos 50 municípios mais violentos do Brasil, não tem nenhum município sequer de Alagoas, isso é uma alegria enorme para todos nós. Porque só tem promoção do desenvolvimento social e econômico se nós tivermos um estado pacificado, um estado com paz, e quem promove isso são as forças de segurança, voc√™s todos trabalhando integrado e em conjunto", acrescentou.

PROMOÇÕES

A solenidade ocorreu no Gin√°sio Lauthenay Perdigão, no Trapiche, e contou com os ritos tradicionais como a guarda de honra, centro musical, pelotões com representação de unidades, encerrando com desfile da tropa e de viaturas em contin√™ncia ao governador. Foram 116 oficiais promovidos (de tenentes até coronel) e 667 praças (de cabo a subtenente). 15 mulheres do quadro de oficiais e 80 do quadro de praças.

Com o decreto assinado, o emprego do militar estadual em escala de serviço volunt√°rio remunerado ter√° car√°ter eventual e ser√° limitado a oito jornadas mensais, respeitado o quantitativo fixo de seis ou oito horas di√°rias. O valor do serviço volunt√°rio remunerado ser√° de R$192,03 para a jornada fixa de seis horas di√°rias e R$250 para a jornada fixa de oito horas.

Participaram o vice-governador Ronaldo Lessa, os deputados estaduais Lelo Maia, Ronaldo Medeiros e Cabo Bebeto, o presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando Rocha Filho, o Procurador-geral de Justiça, M√°rcio Roberto, o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, conselheiro Fernando Toledo.

CRIAÇÃO

Fundada em 3 de fevereiro de 1832, recebendo a denominação de Corpo de Guardas Municipais Permanentes, a corporação evoluiu ao longo de 192 anos de história, acompanhando as transformações sociais e o crescimento do estado, tornando-se a Polícia Militar do Estado de Alagoas. Ao todo, 7763 homens e mulheres integram atualmente a Corporação.

Carlos Victor Costa/ Agência Alagoas

Fonte: Governo de Alagoas

Comunicar erro
Renan Calheiros

Coment√°rios

Rio FM