Rede Rio FM

População de 15 municípios sergipanos já recebe o programa Prato do Povo

Desta vez, foram os municípios de Graccho Cardoso, Muribeca, Canhoba e São Francisco a receber a ação estadual que garante segurança alimentar

Por Gilson Neto em 05/03/2024 às 22:24:39

Foto: Igor Matias

O programa estadual Prato do Povo segue avançando. Nesta terça-feira, 5, pessoas dos municípios de Graccho Cardoso, Muribeca, Canhoba e São Francisco passaram a receber as refeições distribuídas. Além desses, o Governo do Estado já iniciou o programa em outros 11 municípios: Macambira, Cumbe, Feira Nova, Itabi, Santa Rosa de Lima, Siriri, General Maynard, Nossa Senhora Aparecida, Pedrinhas, Santana do São Francisco e Telha. A ação, que é coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), tem a intenção de contemplar a população de 21 municípios sergipanos durante a primeira fase.

Segundo a secretária da Seasic, Érica Mitidieri, o processo para a execução do Prato do Povo se iniciou no ano passado, com a aprovação da Lei Estadual 9.228/2023. Logo após, o projeto passou às fases de formalização do convênio com o Governo Federal, licitação e contratação das empresas. A lei foi sancionada pelo governador Fábio Mitidieri em julho de 2023. "Hoje conseguimos atingir mais quatro municípios, trazendo segurança alimentar. Sabemos que não é fácil, mas aos pouquinhos a gente está conseguindo avançar e beneficiar ainda mais sergipanos", afirmou.

Diariamente, os municípios contemplados no programa irão receber 200 refeições, além de suco e uma sobremesa. A oferta das refeições continua sendo por ordem de chegada e de acordo com a composição familiar. Para receber as refeições, as pessoas devem estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), no recorte de pobreza. No momento da entrega da refeição, o beneficiário tem que apresentar documento com foto e CPF, e assinar um comprovante. A validação diária fica a cargo do restaurante, por meio de plataforma disponibilizada pela Seasic.

População

Para a faxineira Arquineles dos Santos, essa refeição é um alento à vida de boa parte da população de Graccho Cardoso, um dos municípios contemplados. "Aqui tem muita gente carente e, sem dúvidas, chegou em uma boa hora", disse agradecida ao Governo do Estado pela iniciativa.

Emocionada, a dona de casa Maria Edvânia revelou que tem cinco filhos, que seu marido vive de empregos temporários e que o que recebe nunca é suficiente para alimentar todos da família. "Essa foi uma surpresa muito boa para o nosso município, porque não vai ajudar somente a minha família, mas também, àqueles que vivem numa situação igual a minha", disse.

Em Canhoba, no baixo São Francisco, Maria da Conceição aprovou a implantação do programa social Prato do Povo. "É muito maravilhoso ter essa ajuda todos os dias. Que o Governo do Estado traga ainda mais benefícios para a nossa cidade", afirmou.

Também morador de Canhoba, André Pedro não tem renda fixa e tem uma filha de seis anos para criar. Ele ressaltou que o Prato do Povo é uma ação que só traz benefícios para a população que não tem condições financeiras.

Graccho Cardoso

O prefeito do município de Graccho Cardoso, Arakem Aragão, demonstrou felicidade e gratidão pela parceria entre o município e o Governo do Estado para executar o Prato do Povo" "Nosso município é muito carente e esse programa significa um grande passo. Que, no futuro, o governo consiga ampliar a ação para mais pessoas", desejou.

No mesmo sentido, a secretária de Assistência Social do município, Luana Andrade, agradeceu os esforços do Governo do Estado para implementar o programa em Graccho. "Aqui muitos precisam de auxílio para se alimentar", disse.

Canhoba

Já o gestor do município de Canhoba, Chrystophe Divino, explicou como é o funcionamento do Prato do Povo para a população beneficiada. "A sede do restaurante popular está funcionando na Avenida Jackson de Figueiredo e irá receber a população por ordem de chegada", informou.

A secretária Municipal de Assistência Social de Canhoba, Gorete de Fátima, ressaltou que a chegada do programa é um avanço para o município. "Esse programa irá ajudar a diminuir as necessidades do nosso povo, além disso, irá estimular a economia local, já que parte dos alimentos são provenientes da agricultura familiar. Além de garantir comida, o programa vai conseguir gerar renda para outras famílias", comemorou.

Fonte: Governo de Sergipe

Comunicar erro
Renan Calheiros

Comentários

Rio FM