Rede Rio FM

Yandra Moura repudia existência de machismo e misoginia durante discurso no Plenário da Câmara e defende maior ocupação feminina na política

Isso em um país onde o eleitorado feminino é maioria, disse Yandra Moura

Por Gilson Neto em 05/03/2024 às 22:34:44

Yandra Moura - Assessoria

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a deputada federal Yandra Moura (União), coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, discursou no PlenĂĄrio da Câmara dos Deputados e repudiou que atitudes machistas e misóginas ainda existam, e defendeu que as mulheres ocupem mais espaços na política.

A parlamentar ressaltou que "não podemos negar que o machismo ainda persiste, que a misoginia tem força e que muitos acessos ainda nos são negados". Enquanto coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, Yandra afirmou que as mulheres ainda estão distantes do protagonismo que merecem, especialmente na esfera política.

Para evidenciar essa luta, a deputada apresentou dados sobre a atual legislatura na Câmara dos Deputados, revelando que menos de 20% das cadeiras são ocupadas por mulheres. "Isso em um país onde o eleitorado feminino é maioria", ressaltou.

"Nós defendemos que as mulheres sejam acolhidas pelos partidos e tratadas como merecem: sem hostilidade, mas com respeito. Não basta inserir a mulher de qualquer maneira na política; é preciso saber como fazer isso", concluiu Yandra ao completar que seguirĂĄ em seu desafio de representar as mulheres brasileiras como elas merecem e avançar nas lutas históricas que são colocadas.

Yandra apresentou um Requerimento para a realização de uma Sessão Solene em comemoração ao Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil (24/02), ao Dia Internacional da Mulher (08/03) e aos nove anos da Lei do Feminicídio (09/03).

Durante sua fala, Yandra destacou que essas datas emergiram como símbolos da incansĂĄvel luta feminina por direitos iguais e justiça. "Nestes mais de cem anos desde a instituição do Dia Internacional da Mulher, a causa das mulheres teve muitos avanços, mas ainda estamos longe do ideal", pontuou.

Fonte: Yandra Moura - Deputada Federal

Comunicar erro
Renan Calheiros

ComentĂĄrios

Rio FM