Rede Rio FM

Projeto de Neto Batalha prevê orientação de primeiros socorros aos pais de recém-nascidos

Por isso, as orientações devem ser repassadas antes mesmo da alta do recém-nascido", explica o deputado estadual.

Por Gilson Neto em 13/03/2024 às 01:49:46

Foto: Divulgação Ascom

O deputado estadual Neto Batalha (PP) apresentou um Projeto de Lei para hospitais e maternidades ofereçam aos pais de recém-nascidos orientação de primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita. A medida atinge hospitais e maternidades públicas e privadas em todo território sergipano.

"Sabemos que a orientação médica, de socorristas ou dos bombeiros através de telefone, embora já existente e realizada de forma corriqueira, pode não ser eficiente em muitos casos, tendo em vista a emergência da situação. Por isso, as orientações devem ser repassadas antes mesmo da alta do recém-nascido", explica o deputado estadual.

Ainda segundo o autor do projeto, há uma recomendação para a fixação de cartazes contendo informações em local visível e de fácil acesso nos hospitais e maternidades, bem como a disponibilização de materiais gráficos para distribuição aos pais dos recém-nascidos.

Segundo dados do SUS, entre 2009 e 2023, o número de mortes por engasgos notificados em crianças com faixa etária de 0-9 anos, no Brasil, foi de 2.193 óbitos. Do total de mortes, 72% foram de bebês menores de um ano e 21,6% de crianças de um a quatro anos.

Diante de tais informações, pode-se concluir que uma das principais ferramentas para prevenção de óbitos é o treinamento de pais e/ou responsáveis para prestar os primeiros socorros diante de ocorrência de engasgamento e aspiração de corpo estranho, leite materno ou até mesmo com a própria saliva. "Tenho certeza que uma vez aprovada nossa iniciativa, podemos evitar a morte súbita de muitos recém-nascidos", acredita Neto Batalha.

Fonte: Alese

Comunicar erro
Renan Calheiros

Comentários

Rio FM