Rede Rio FM

Fábio Mitidieri segue com ciclo de planejamento e monitoramento estratégico ativo do quadro de metas na Saúde

Objetivo é efetivar, de maneira integrada e conjunta entre as pastas estaduais, as ações de planejamento já definidas desde 2023

Por Gilson Neto em 13/04/2024 às 22:24:35

Foto: César de Oliveira

Prioridade do Governo de Sergipe, o planejamento estratégico de ações tem sido adotado de maneira integrada e constante pelas pastas da administração estadual, especialmente por aquelas responsáveis pela prestação de serviços fundamentais à população sergipana, como é o caso da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Dessa forma, em continuidade a esse modelo de governança estratégica integrada e ao ciclo de gestão e planejamento permanentes, nesta segunda-feira, 15, o governo intensifica os trabalhos iniciados durante reunião realizada no dia 22 de janeiro, a respeito do alinhamento estratégico e gestão da pasta.

Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri, o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, acompanhado da equipe técnica da SES, o secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira e a Secretária de Estado da Fazendo, Sarah Tarsila, deram início à discussão sobre as diretrizes para a atuação pasta, com o objetivo de alinhar ações estratégicas com foco nas metas e resultados para este ano.

Atualmente, a SES é responsável por conduzir cinco grandes Projetos Estratégicos, com destaque para o programa "Opera Sergipe", cuja finalidade é acelerar a fila de espera por cirurgias eletivas de baixa e média complexidade no estado. A iniciativa posicionou o estado entre os cinco do país que conseguiram zerar a fila de espera no ano de 2023, segundo levantamento do Ministério da Saúde (MS). Dado o sucesso do programa, planeja-se expandir sua atuação para contemplar procedimentos de alta complexidade, motivo pelo qual esses encontros estratégicos se fazem necessários.

"Entendemos que a Secretaria da Saúde foi responsável por grandes entregas desde o início da nossa gestão e, a fim de continuar obtendo resultados que sejam sentidos diretamente pela população sergipana, como foi o caso do "Opera", acreditamos no papel do planejamento contínuo desta e de outras ações para alcançarmos ou até mesmo superarmos nossas metas", considera o governador Fábio Mitidieri.

Além do monitoramento ativo dos projetos e metas da saúde, os trabalhos irão se debruçar sobre a programação econômica e o processo de gestão orçamentária e financeira da pasta. Nesse sentido, o secretário Julio Filgueira lembra que o monitoramento da execução dos projetos e o gerenciamento orçamentário e financeiro são pontos diferenciais para o sucesso dos programas e ações do Governo do Estado, inclusive na Saúde. "A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação – Seplan, a Secretaria de Estado da Fazenda - Sefaz e a Secretaria de Estado da Transparência e Controle - Setec tem atuado sinergicamente e de forma fundamental nos processos de gerenciamento orçamentário e financeiro das secretarias de estado, para que se consiga ter o melhor desempenho e performance com foco no resultado para o cidadão", indica.

O secretário da Saúde, Walter Pinheiro, destaca "a importância de pode contar com a integralização e o trabalho intersetorial entre as pastas da gestão estadual, como estratégica para a máxima eficácia, eficiência e efetividade no âmbito das ações da Secretaria".

Além do "Opera Sergipe", a SES também conta com a execução da ampliação do acesso e qualificação de oferta de Saúde; o programa "Amor de Mãe", com a proposta de criar um complexo de saúde materno-infantil; a modernização dos processos de gestão e assistência; e o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa maneira, o governo entende como fundamental manter um planejamento orçamentário e financeiro eficiente e estratégico para garantir o bom andamento dessas e de outras ações.

Fonte: Governo de Sergipe

Comunicar erro
Renan Calheiros

Comentários

Rio FM