Sergipe recebeu um aporte histórico de R$ 51,1 milhões do Novo Fundo Geral do Turismo (Fungetur) em 2024. O recurso foi intermediado pela deputada federal Yandra Moura (União-SE) com o objetivo de atrair investimentos estratégicos para fortalecer o setor turístico no estado.
"Saímos de números modestos para um aporte histórico que vai abrir novas oportunidades para ampliar o turismo em nosso estado, gerando emprego e renda. É gratificante ver nosso trabalho abrindo portas e fazendo a diferença na vida dos sergipanos", ressalta Yandra.
O montante representa um aumento de 96% em relação ao valor repassado para o estado em 2023, que foi de R$ 2 milhões.
Segundo o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, a chegada de mais recursos do Fundo reflete o reconhecimento do Ministério do Turismo ao potencial turístico de Sergipe nos últimos anos.
"Esse incentivo permitirá que avancemos, ainda mais, como referência no setor, assim como impulsionar a economia local, fomentar investimentos em infraestrutura, capacitação e promoção do estado como um destino mais atrativo, valorizando tanto o potencial das nossas praias e cidades históricas, quanto a nossa cultura, gastronomia e maneira acolhedora de receber os visitantes", afirma Marcos Franco.
Atualmente, 24 instituições financeiras estão habilitadas a operar os recursos do Novo Fungetur. Empresas do setor registradas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) podem ter acesso a financiamentos com juros competitivos para reformas, aquisição de equipamentos e capital de giro.
Yandra Moura - Deputada Federal