Rede Rio FM

Indústria de leite pretende investir R$ 500 milhões em nova unidade em Batalha/AL

Paulo Dantas se reuniu no sábado (18) com a presidente da Natville para agilizar a instalação de indústria que vai gerar mais de 300 empregos

Por Gilson Neto em 22/02/2023 às 22:41:29

Marco Antônio / Agência Alagoas

Com investimentos de R$ 500 milhões, o município de Batalha deve ganhar uma nova unidade da indústria de laticínios Natville que vai gerar entre 300 a 400 empregos diretos na região. Para estabelecer uma agenda de trabalho para agilizar a instalação da nova indústria em Batalha, o governador Paulo Dantas e a presidente e fundadora da Indústria de Leite Natville, Jânea Maria Mota dos Santos Dantas, se reuniram na manhã de sábado (18) em Batalha.

"Esse é um dia especial porque estamos aqui com a presidente da Natville que pretende trazer para Bacia Leiteira um empreendimento gigante que vai propiciar emprego, renda e deve mudar a realidade da região. Serão entre 300 a 400 empregos, porque cada litro de leite gera um emprego e quanto mais indústrias forem instaladas na região, melhor para os produtores de leite", enfatizou o governador.

Durante a reunião, Paulo Dantas informou que, de acordo com uma publicação recente, foi noticiado que a produção de leite caiu em todos os Estados do Brasil, mas em Alagoas o comportamento foi diferente. "Na análise publicada, comparando o primeiro semestre de 2021 ao primeiro semestre de 2022, crescemos 25% na produção de leite e somos o 3° produtor em todo o pais. Isso é fruto de investimento em energia, infraestrutura, apoio aos produtores rurais, em tecnologia, inovação e modernização e ficamos felizes em dar apoio ao setor produtivo em Alagoas", observou Paulo.

A Natville já tem uma unidade instalada no município de União de Palmares desde 2021 e produz atualmente 150 mil litros de leite diariamente, e deve chegar a 400 mil litros/dia com a instalação da fábrica em Batalha.

Segundo a presidente da Natville, Jânea Dantas, a proposta é que a unidade de União dos Palmares passe a produzir os sucos, e a futura unidade da Batalha fique responsável pelo processamento dos demais produtos da marca como leite UHT, integral, desnatado e achocolatados. "Vejo esse momento como um presente de Deus", expressou Jânea.

De acordo com o gerente de Captação da Natviile em Alagoas, Ricardo Dantas, a Natville capta atualmente 354.000 litros de leite dia em Alagoas e é líder em captação no estado, atendendo mais de 600 produtores diretos ( que tem tanque individual) como também cerca de 42 pontos coletivos de micro produtores, chegando a mais de 400 microprodutores atendidos por meio de associações e tanques coletivos.

"Estamos presentes em 29 municípios do estado de Alagoas. A Natville tem captação no nosso estado Matriz Sergipe, no estado da Bahia e Alagoas, chegando ao total de 900.000 Litros/dia", pontuou Jânea Dantas.

A empresa tem três fábricas em Sergipe e uma em Alagoas, no município de União dos Palmares. Fundada em 1996, no município de Glória, em Sergipe, como empresa familiar, a Natville – Laticínio Santa Maria – é responsável, hoje, pelo suprimento de laticínios de todo o Nordeste e até do Sudeste do país. Com novas tecnologias, a empresa investe na qualidade de seus produtos, adquirindo máquinas modernas, estrutura ampla e pessoal treinado.

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, hoje a produção de leite em Alagoas chega a 800 mil litros de leite por dia. "Precisamos montar uma agenda para aumentar ainda mais a produção de leite em Alagoas e o governo pode ser um grande vetor do desenvolvimento ainda maior desse setor", ressaltou Domício.

Também estiveram presentes à reunião o prefeito do município, Wagney Dantas, que agradeceu e destacou a importância da indústria para o município.

As secretárias do Planejamento, Renata Santos, e da Agricultura, Carla Dantas, colocaram à disposição a estrutura de suas pastas para agilizar o processo de instalação da Natville em Batalha. A empresa deve receber incentivos do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin) cujo processo será analisado pelas Secretarias da Fazenda (Sefaz) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Seics).

A reunião contou também com a participação do deputado federal Luciano Amaral e dos maiores produtores da Bacia Leiteira, que parabenizaram e enalteceram a iniciativa da Natville em instalar uma indústria na região, que vai beneficiar os pequenos, médios e grandes produtores. "A instalação dessa indústria será um marco para região", afirmou o deputado Luciano Amaral.

Fábia Assumpção / Agência Alagoas


Fonte: Governo de Alagoas

Comunicar erro
Renan Calheiros

Comentários

Rio FM