Rede Rio FM

Governo de Sergipe leva mais de cem serviços e ações à população de Boquim

Primeira edição do Governo Itinerante mobilizou moradores do município que participam do "Sergipe é aqui"

Por Gilson Neto em 28/02/2023 às 01:28:29

Foto: Arthuro Paganini

Confecção de carteira de identidade; emissão de antecedentes criminais; confecção do ID Jovem; renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); atualização cadastral do CadÚnico; testes r√°pidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis como o HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C; consulta com médico clínico da Carreta do Homem e exames; emissão de carteira de trabalho digital; recrutamento e encaminhamento para vagas de trabalho e cadastramento de trabalhadores para cursos de qualificação profissional foram alguns dos serviços ofertados nesta segunda-feira, 27, por meio do "Sergipe é aqui", realizado no município de Boquim, na região sul do estado. Ao todo, foram mais de cem ações e serviços ofertados na estreia da iniciativa do Governo de Sergipe, que concretiza a proposta do Governo Itinerante.

Lucicleide Alves, 33, levou as filhas Michele, 9, e Nat√°lia, 2, para retirar o primeiro documento de identidade das pequenas. "Elas ainda não tinham a identidade, é a primeira. Resolvi aproveitar a oportunidade, porque não é sempre que tenho tempo. Mas hoje foi bom, pois tinha essa ação aqui, que facilita muito. Foi ótimo, porque não precisei acordar tão cedo e quando se tem duas crianças é mais difícil", disse a boquinense.

Elisiane Santos, 35, aproveitou a oportunidade para emitir a segunda via do seu Registro Geral (RG). "Foi bom para mim e para todos. Se não fosse aqui hoje, eu teria que ir em Aracaju e só iria bem depois, quando aparecesse um dinheiro. Aqui é bem melhor", disse.

O operador de m√°quinas Edv√Ęnio Ribeiro, 34, se dirigiu ao Centro Administrativo de Boquim para renovar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e contou que se não fosse a ação do Governo Itinerante precisaria ir até Lagarto para emissão do documento "Est√° muito bom, se não fosse essa ação, teria que esperar e gastar muito para poder renovar, teria que ir até Lagarto. Mas aqui economizei tempo, dinheiro e o deslocamento. Tudo isso gasta muito!", argumentou.

Segundo o professor Sérgio Freire, 53, a iniciativa facilitou o acesso a serviços médicos. "Estou aproveitando a oportunidade, pois é difícil a gente encontrar esses serviços com facilidade. Normalmente, a gente procura primeiro os agentes de saúde, h√° uma burocracia, o que demora, e aqui est√° sendo f√°cil pra r√°pido hoje. Vi o serviço da Carreta do Homem e aproveitei para fazer exames de HIV e sífilis, depois vou ver um pouco dos esportes. É muito importante essa ação, se não fosse ela, eu ia demorar para fazer esses exames. Mas como est√° aqui na cidade aproveitei", disse.

Cuidado com a saúde

O autônomo Aloísio Santos, 55, elogiou o atendimento "Sergipe é aqui". "Quero agradecer por essa atitude, que só teve aqui h√° uns seis anos. O atendimento aqui foi maravilhoso, o acolhimento, aferi a pressão, fiz teste de glicemia e vou ter uma consulta com o médico. Tenho histórico de diabetes, j√° estava conversando com o médico da Carreta do Homem e ele mandou vim fazer um teste r√°pido para verificar. Isso é muito importante, porque muitas vezes não é acessível. Além disso, eu também fiz a minha carteirinha de artesão", enumerou o artesão.

A primeira edição do "Sergipe é aqui" contou com a participação das secretarias de Estado da Assist√™ncia Social e Cidadania, Especial da Comunicação, da Educação e da Cultura, do Esporte e Lazer, da Saúde, do Desenvolvimento Econômico e da Ci√™ncia e Tecnologia, da Saúde, do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, da Segurança Pública, Especial de Políticas para Mulheres, Especial do Trabalho, de Administração, da Agricultura, do Turismo, da Fazenda, da Justiça, do Meio Ambiente, Superintend√™ncia da Juventude, além do ITPS, Fapitec, Funcap, Procon, Sergas, entre outros órgãos. O Governo Itinerante contou, ainda, com apoio da Prefeitura de Boquim.

Para Joice Matos, 26, que est√° desempregada, foi uma oportunidade de atualizar seu Cadastro Único, que d√° acesso a políticas públicas, como o Auxílio Brasil e programas do Governo do Estado. "No momento estou sem trabalhar e tenho uma filhinha, então vim aqui para fazer o cadastro e receber o Bolsa Família, ajudou muito", contou a jovem.

Fonte: Governo de Sergipe

Comunicar erro

Coment√°rios

GILSONNETO.COM