Rede Rio FM

ITPS prossegue com verificação de taxímetros em Aracaju

O procedimento de verificação dos equipamentos é realizado pelos fiscais do ITPS

Por Gilson Neto em 20/03/2023 às 23:31:01

Foto: Tamiris Novaes

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), continua com as verificações em taxímetros. Cerca de 130 taxistas já estão com os aparelhos aferidos e certificados, até o momento.

O procedimento de verificação dos equipamentos é realizado pelos fiscais do ITPS, órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em Sergipe. O objetivo é garantir que o taxímetro calcule corretamente a distância percorrida pelo veículo e o valor da corrida.

O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, lembra que as aferições são obrigatórias e estão em conformidade com o que determina o Inmetro. "De acordo com a determinação, sempre que um instrumento sofre reparos, o mesmo deve passar por verificação. Depois será feita nova lacração, afixação de novo selo de verificação e emissão de novo certificado. No caso da troca de veículo, o taxímetro deve passar por uma nova verificação", reitera.

Taxista há mais de 40 anos, Carlos de Oliveira conta que sempre aferiu seu taxímetro. Além de recomendar e confiar no serviço de verificação desempenhado pelo ITPS, o taxista reconhece que, com o aparelho verificado, não há motivos para que os passageiros duvidem do valor cobrado. "É muito bom que tenha essa fiscalização, porque os passageiros querem saber o valor e, se não concordarem com o preço, somos taxados de desonestos. Com o selo de verificação, tanto eu como os passageiros estamos seguros. Portanto, recomendo a todos os meus colegas que venham fazer logo a verificação", alerta o condutor.

Verificação

Para solicitar a verificação, basta acessar o site do ITPS (www.itps.se.gov.br), clicar no Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE), escolher data e horário, e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 52,18. O agendamento também pode ser feito na Rua Vila Cristina, S/N, bairro 13 de Julho. Informações podem ser obtidas por meio dos telefones (79) 3179 8087/8081.

Fonte: Infonet

Comunicar erro
Renan Calheiros

Comentários

Rio FM