Rede Rio FM

Chico do Correio defende construção de barragens no interior sergipano

Dados apresentados pelo deputado indicam que o estado possui mais de 100 espaços apropriados

Por Gilson Neto em 24/03/2023 às 11:38:13

Foto: Joel Luiz

Durante Sessão Plenária ocorrida na manhã desta quinta-feira (23), o deputado estadual Chico do Correio (PT) voltou reivindicar a construção imediata de barragens em todo o estado sergipano, em especial, nas regiões mais atingidas pela estiagem. Conforme anunciado pelo parlamentar, o governo do estado conhecimento de pelo menos 100 espaços já cadastrados e aptos para receber a intervenção estrutural. Para Chico do Correio, agindo desta forma, parte do problema em torno do desperdício da água da chuva pode ser resolvido.

"Infelizmente enquanto a gente se depara com períodos de seca ao longo dos últimos anos, algumas mais intensas que outras, observamos que cerca de 40% das águas das chuvas, que são limpas, acabam sendo desperdiçadas. O Brasil é um dos maiores investidores do mundo na construção de cisternas. Somente nos governos Lula (1º e 2º mandatos) e Dilma Rousseff, foram mais de 1 milhão de cisternas construídas no Nordeste", declarou. Chico do Correio enalteceu que o governo do estado precisa buscar apoio por parte do governo federal para construir barragens.

O parlamentar também chamou a atenção da população quanto a necessidade de preservar o meio ambiente e evitar desperdícios de água; a importância das barragens para a manutenção da saúde dos animais; além da luta que tem travado ao longo dos anos para garantir o fornecimento de água encanada, sobretudo nas regiões mais impactadas pela seca. "Entendemos o quanto é importante e fundamental ter distribuição de água nas casas. Por este motivo, desde quando assumi a prefeitura de Nossa Senhora da Glória, buscamos aumentar esse sistema. Seguimos nessa luta para botar água na casa de mais pessoas, e conscientizar a todos sobre a importância da preservação", informou.

Relevância

"Temos batido neste assunto com mais ênfase nas últimas semanas. A água é importantíssima para todos os seres vivos, não apenas para nós humanos. É preciso que tenhamos mais cuidado com ela, preservemos mais, e que haja uma campanha de cuidado unificado. Quanto mais barragens, melhor para a hidratação dos animais e manutenção das atividades voltadas para a agricultura", completou o deputado Chico do Correio.

Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese


Fonte: Alese

Comunicar erro
Renan Calheiros

Comentários

Rio FM