Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Sergipe

Polícia Militar eleva EPMon à categoria de Regimento de Polícia Montada e homenageia integrantes da unidade

Na ocasião, foi realizada a formatura do Curso de Policiamento Montado 2023


Divulgação/SSP

Nesta terça-feira (30), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexsandro Ribeiro, assinou a portaria que elevou o EPMon de Esquadrão a Regimento de Polícia Montada. Na ocasião, foi realizada, também, a formatura do Curso de Policiamento Montado (CPMon).

A elevação contribui para ampliação do policiamento montado, promovendo segurança pública especializada e dinâmica para a população de todo o estado.

Durante a solenidade, realizada na sede do Regimento de Cavalaria, o comandante da Polícia Militar reforçou a importância dessa modalidade de policiamento no âmbito da segurança pública.

"A Polícia Militar foi criada em 1835, com um efetivo de 200 profissionais, sendo oito pertencentes à cavalaria. Podemos afirmar que a fundação da PMSE se confunde com a da própria Cavalaria. Assim, é por dever de justiça que estamos aqui hoje para enaltecer o compromisso, a dedicação e o empenho de cada policial militar que faz parte desse regimento para com a segurança dos sergipanos", comentou.

O coronel Ribeiro aproveitou o momento para reafirmar o seu compromisso com a valorização profissional da tropa, no sentido de oferecer melhores condições de trabalho e capacitação técnica aos policiais militares.

"Continuaremos investindo em novos cursos e em armamentos modernos, para que nossos policiais possam oferecer um serviço de excelência à sociedade sergipana", afirmou.

A mudança solidifica o trabalho do Regimento e motiva os integrantes da unidade na execução do policiamento ostensivo geral montado em todo o Estado de Sergipe, utilizando o cavalo como meio de locomoção.

Além do policiamento especializado, a unidade também vem se destacando nos serviços de assistência social, principalmente com trabalhos equoterápicos em pessoas portadoras de deficiência física, e/ou mental e sensorial de necessidades educativas especiais.

O Comandante do Regimento, major Carlos Eduardo, explicou que o mês de maio é comemorado por todas as cavalarias do Brasil. Na ocasião, o oficial mostrou-se bastante satisfeito com o trabalho desenvolvido pela unidade da Polícia Militar.

"Acabamos de formalizar um convênio com a Universidade Federal de Sergipe, para que policiais, professores e alunos troquem experiências e formulem novas teorias no âmbito do policiamento montado. Destacamos também a nossa equoterapia, que já soma 32 famílias atendidas, com uma perspectiva de ampliação, e a nossa escola de equitação, onde oferecemos aulas de hipismo para alunos de escolas públicas. Por último, mas que não poderíamos esquecer, por se tratar de nossa prioridade, temos o nosso policiamento ostensivo, com o recobrimento das áreas do 1º, 5º e 8º batalhões e companhias independentes, bem como, a segurança de estádios de futebol, cavalgadas e diversos festejos na capital e interior", finalizou.

Homenagens

O evento também foi marcado por homenagens. Como reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade sergipana, vários policiais militares da unidade especializada foram agraciados com as medalhas de tempo de serviço (10, 20 e 30 anos), Mérito Policial Militar e Alferes Tiradentes.

Curso de Formação de Policiamento Montado

Para completar as comemorações, 15 novos cavalarianos concluíram o Curso de Policiamento Montado 2023.1. Com duração de cerca de dois meses, o currículo é primordial para os policiais militares que desejam fazer parte do Regimento. A primeira colocada do curso, a 1º tenente Jeane, mostrou todo o seu entusiasmo com a nova missão.

"Desde que entrei para Corporação, como soldado, sempre tive o sonho de participar da Cavalaria, mas precisei trilhar outros caminhos. Agora, no posto de tenente e faltando cerca de três anos para o término da minha carreira, fiz questão de participar do curso e entrar no Regimento. Foi um curso cheio de desafios e exaustão. Apesar de ter alcançado a primeira colocação, tenho a convicção de que preciso seguir melhorando e aprimorando ainda mais as minhas técnicas de policiamento montado", explicou a tenente Jeane, primeira colocada.

por Ascom/PMSE

SSP/SE

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!