O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou o registro da candidatura de Eliane Aquino (PT), eleita suplente no cargo de deputada federal por Sergipe nas Eleições 2022. A decisão, unânime, nega os recursos apresentados pelo partido Republicanos e pelo delegado André David, do partido, interpostos após a decisão da Corte em fevereiro.
Com a confirmação, o deputado João Daniel (PT) se mantém definitivamente no cargo, jĂĄ que a votação de Eliane Aquino alcança o coeficiente eleitoral necessĂĄrio para que a chapa formada pelos partidos do PT, PCdoB e PV eleja o mais votado entre seus candidatos.
Segundo o advogado José Rollemberg Leite Neto, que defendeu Eliane Aquino, a decisão confirmada garante segurança jurídica.
O g1 não localizou a defesa de André David para se pronunciar sobre o assunto.
O processo foi iniciado após alegação de que a ex-governadora estaria inelegível para a disputa de 2022 por não ter se desincompatibilizado, quatro meses antes da eleição, dos cargos que exercia em conselhos deliberativos de autarquias estaduais.
Eliane concorreu às Eleições com o registro de candidatura sub judice, isto porque, no dia 12 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe acolheu a tese do Ministério Público Eleitoral (MPE), de que ela deveria ter se desincompatibilizado de cargos. A defesa de Eliane recorreu da decisão e no dia 22 de setembro, a Procuradoria Geral Eleitoral concordou com o recurso e deu parecer favorĂĄvel ao prosseguimento da candidatura.