Rede Rio FM

Fábio Mitidieri participa da abertura dos festejos juninos em Estância

Durante os 30 dias de festividade, sergipanos e turistas desfrutarão de uma programação cultural diversificada repleta de apresentações musicais e manifestações culturais

Por Gilson Neto em 01/06/2023 às 23:24:47

Foto: Arthur Soares

O município de Estância, conhecido como a "Capital Brasileira do Barco de Fogo", deu início, nesta quarta-feira, 31, à sua aguardada temporada de festejos juninos, que acontecerá ao longo dos 30 dias do mês de junho, no Forródromo Rogério Cardoso. A abertura, que começou com a tradicional "Salva", contou com a presença do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.

Entre as atrações da abertura, apresentaram-se Nattanzinho, Calcinha Preta, Forró Maior e Tyta Barão, acompanhadas por shows pirotécnicos. Durante a festividade, sergipanos e turistas desfrutarão de uma programação cultural diversificada repleta de atrações locais, nacionais e uma gastronomia que destaca os sabores típicos do Nordeste.

Além dos grandes nomes da música, os grupos folclóricos locais também terão seu espaço no São João de Estância, com a apresentação de manifestações culturais como batucadas, quadrilhas e reisado, juntamente com competições e concursos para a escolha da Rainha do São João.

Para o governador Fábio Mitidieri, Estância é um berço cultural e símbolo da história do povo nordestino e sergipano. "Estou extremamente feliz por estar aqui e por ter contribuído para o resgate dessa tradição, quando propus um Projeto de Lei, durante meu mandato de deputado federal, que foi aprovado, tornando Estância a Capital Brasileira do Barco de Fogo, patrimônio do nosso estado. Sergipe é conhecido como o país do forró, com toda a sua beleza e encanto. Nosso foco é manter viva essa herança fazendo com que ela seja preservada e fortalecida, desde o Gonzagão até o Centro de Criatividade, passando pela animada Rua São João e o Arraiá do Povo. Estamos cada vez mais divulgando nossa cultura pelo Brasil afora, para mostrar por que Sergipe é o país do forró".

O prefeito de Estância, Gilson de Andrade, destacou a preparação da cidade para receber os turistas e proporcionar um mês inteiro de celebração junina. Segundo ele, o objetivo é fortalecer, ainda mais, a tradição e identidade cultural local, além de atrair visitantes de todas as partes do país, impulsionando a economia e gerando emprego e renda. Além disso, Gilson enfatizou a importância da parceria com o Governo de Sergipe para divulgar o São João estanciano.

"O trabalho maravilhoso que o Governo do Estado vem realizando ao promover o nosso símbolo mais icônico aqui em Estância, o Barco de Fogo, é digno de destaque. Em todas as divulgações dos festejos juninos do Governo, temos visto o nosso patrimônio sendo valorizado. Isso nos deixa imensamente felizes, pois, quando os turistas chegarem em Aracaju, terão a opção de conhecer não apenas a Orla da Atalaia, mas também a nossa cidade, graças ao incrível trabalho de marketing realizado pelo Governo. Além disso, ter a presença do governador Fábio prestigiando nossa Salva Junina é uma forma de demonstrar o reconhecimento e valorização da sua administração em relação a todo o trabalho que estamos desenvolvendo", disse o prefeito, agradecendo ao governador Fábio pela presença.

"Gostaria de aproveitar esse momento para agradecer a Fábio por contribuir com os nossos festejos juninos. Serão 30 dias de festa, repletos de muito forró e animação, com o objetivo de valorizar a nossa cultura popular, as nossas tradições. É gratificante saber que o Governo do Estado também tem colaborado conosco nessa jornada. Juntos, estamos fortalecendo a identidade cultural de Estância e tornando nossos festejos juninos ainda mais especiais", expressou.

Programação cultural

Um dos destaques da programação é o tradicional Cortejo Cultural Marujos de Chico Surdo, marcado para o dia 11 de junho, em comemoração ao Dia do Barco de Fogo. Nessa emocionante corrida, 11 barcos de fogo competirão, oferecendo um espetáculo visual único.

Os barcos de fogo, verdadeiras obras de arte artesanais, deslizam presos a cabos de aço, enquanto audaciosos guerreiros, amantes de emoções fortes, enfrentam-se em combates perigosos, arremessando busca-pés e espadas de fogo uns contra os outros. Os espectadores, entre o medo e o fascínio, assistem ao espetáculo protegidos por telas de arame, admirando a coragem e habilidade dos participantes.

Além das corridas de barco de fogo, Estância oferecerá uma ampla variedade de atividades culturais. Os visitantes poderão participar de concursos, como o de melhor fogo (espada e busca-pé), barco de fogo, comida típica, rua mais enfeitada e até mesmo o concurso de licor. Os amantes da música poderão desfrutar de grandes shows com bandas e artistas nacionais no palco do Forródromo Rogério Cardoso, garantindo diversão para todas as idades.



Fonte: Governo de Sergipe

Comunicar erro
Renan Calheiros

Comentários

Rio FM