Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Sergipe

Professora de língua inglesa da rede estadual de ensino é única sergipana selecionada para formação na Irlanda

Docente sergipana passou pela seleção de 120 profissionais, ficando entre os 30 que passarão uma temporada no país europeu, onde cursará o Programa de Pós-Graduação Internacional de Mentoria e Liderança em Escola


Foto: arquivo pessoal

Dos 30 professores brasileiros contemplados pelo Edital nº 43/2022, do convênio entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Mary Immaculate College (MIC), a professora do Centro de Excelência Gonçalo Rollemberg Leite Cecília Neri é a única sergipana selecionada para cursar o Programa de Pós-Graduação Internacional de Mentoria e Liderança em Escola. A educadora embarca rumo à Irlanda na primeira quinzena de agosto para uma temporada de nove meses na cidade de Limerick, situada na província de Munster, no sul do país europeu.

A professora Cecília Neri é enfática ao afirmar que sua expectativa para a viagem é a melhor possível. "Essa será a minha primeira experiência num país que tem o inglês como primeira língua. Então, para mim será um importante investimento pessoal e profissional. No primeiro caso, por ser uma imersão numa cultura diferente da minha; no segundo caso, por ser professora de língua inglesa e por estar lotada numa escola de ensino médio integral, que tem como premissa a formação continuada", destaca.

Faltando um mês para o embarque, a educadora já começou os preparativos da viagem. Neri, inclusive, aproveitou a passagem do embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, por Sergipe para estabelecer um primeiro contato com a cultura irlandesa. "Essa formação lato sensu será um grande incentivo na minha carreira acadêmica, mas também pode estimular outros professores em participar de imersões acadêmicas e culturais dessa natureza", comenta.

O processo seletivo incluiu um programa de inglês on-line de oito semanas de duração, que se iniciou em março de 2023 e foi ministrado pela Mary Immaculate College (MIC). Na fase inicial de seleção, 120 educadores de todo o país participaram do programa de inglês on-line. Todos os profissionais que concluíram o curso, com o cumprimento da carga horária e a realização de trabalhos, receberam certificados de participação. No entanto, apenas aqueles que atingiram os níveis mais altos de proficiência foram direcionados a concluir o curso de pós-graduação na Irlanda, com todos os custos cobertos, dentre eles: direito à bolsa, auxílio-instalação, seguro-saúde, passagem aérea internacional de ida e de volta na classe econômica, hospedagem, alimentação (almoço e coffee break) e deslocamento na Irlanda (aeroporto/hotel/aeroporto).

Parceria Capes/MIC
A parceria entre a Capes e Mary Immaculate College começou em 2018, quando 30 professores premiados por sua atuação no ensino básico brasileiro passaram uma semana na Irlanda, analisando o sistema educacional do país europeu. Em 2019, a MIC recebeu 19 líderes educacionais brasileiros que completaram o diploma de pós-graduação em Mentoria e Liderança em Escolas (Internacional).

O projeto atual representa o segundo de três editais previstos na parceria entre a Mary Immaculate College e a Capes. O Diploma Internacional de Pós-Graduação em Mentoria e Liderança em Escolas é resultado de um programa de 360 horas, cujo objetivo é ajudar educadores a ampliar conhecimentos, habilidades e insights sobre gerenciamento e liderança em ambientes educacionais. O programa é projetado para professores que desejam assumir papéis de liderança em suas escolas.

Governo de Sergipe

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!