A tradicional peregrinação à cidade de Divina Pastora (SE), reuniu milhares de romeiros que saíram na manhã deste domingo (15) da cidade de Riachuelo. Eles enfrentaram o calor e uma caminhada de aproximadamente 10 km pela rodovia SE-160, na peregrinação que está na 65ª edição e é considerada patrimônio cultural e imaterial de Sergipe, desde 2014.
Agradecimentos por curas de doenças e outros milagres são atribuídos à santa, que é padroeira de Sergipe.
Entre os romeiros, estava a manicure Geciele França, que fez parte do percurso de joelhos em agradecimento por uma graça alcançada. "Gratidão pela cura da minha irmã", disse emocionada.
A autônoma, Jocineide Santos de Menezes, rezou em agradecimento a recuperação da saúde do irmão. " Meu irmão se recuperou de um acidente e estamos aqui para agradecer", disse.
Também para agradecer pela saúde, a auxiliar de serviços gerais, Maria Amélia dos Santos, fez o trajeto da romaria descalça. "Fui diagnosticada com Covid e fiquei seis dias na UTI e agora estou aqui. A fé move montanhas".
A professora, Lene Ramos, também abriu mão dos sapatos para fazer o trajeto. "Eu tive uma gravidez de risco e superei tudo. Estou aqui para agradecer", disse.
De acordo com a Arquidiocese de Aracaju, a Virgem Maria teria aparecido no dia 8 de setembro de 1703, data da festa da Natividade de Nossa Senhora, vestida como uma pastora e em um local onde pastavam ovelhas.
Fonte: G1/SE