Nesta segunda-feira (13), os prefeitos prefeitos Edvaldo Nogueira (Aracaju), Padre Inaldo (Nossa Senhora do Socorro), Marcos Santana (São Cristóvão) e Alberto Macedo (Barra dos Coqueiros), instalaram o consórcio do transporte público coletivo para a Grande Aracaju, juntamente com o governador Fábio Mitidieri.
O consórcio pretende trazer melhorias para o transporte coletivo entre as cidades, através da abertura de edital para licitação de empresas interessadas, mas, ainda sem data prevista.
De acordo com o prefeitura de Aracaju, outras reuniões serão feitas entre os prefeitos participantes para definir os pormenores do consórcio e discutir soluções para os problemas encontrados. A próxima está marcada para o dia 22 de novembro.
Ainda, por ser a capital e a mais populosa entre as quatro cidades, Aracaju fica com a responsabilidade da administração do consórcio. No entanto, todas as decisões serão tomadas coletivamente.
Consórcio metropolitano
As discussões para a instalação do consórcio foram iniciadas em 2018, quando o prefeito Edvaldo anunciou o início do processo e promoveu a primeira reunião entre os prefeitos das quatro cidades.
Em 2020, em virtude da pandemia da covid-19, as discussões foram suspensas.
Já em 2022, a prefeitura de Aracaju contratou a Associação Nacional de Transporte Coletivo (ANTP) para a prestação de consultoria especializada, para traçar um diagnóstico do sistema de transporte público na Grande Aracaju. Para essa contratação, a gestão da capital investiu R$1,9 milhão.
Fonte: A8SE