O deputado estadual Manuel Marcos (PSD), ocupou a tribuna de honra da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), para comemorar a publicação da Lei 9.329/2023, de sua autoria, a qual impulsiona a política estadual de prevenção e assistência integral aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), diagnosticados com diabete. O pronunciamento ocorreu durante a sessão do Grande Expediente, na manhã desta quinta-feira, 14. Profissional da medicina, o parlamentar destacou que, pacientes bem informados e melhor assistidos por especialistas, tendem a desfrutar de uma vida longa, e com qualidade. Prestes a deixar o cargo, o deputado reverenciou este fato como um nobre legado deixado para o povo sergipano.
"Eu poderia passar aqui nesta Casa Legislativa mais mil anos, mas só em ter conquistado a aprovação deste projeto de lei, e sansão do seu texto, eu já me considero um gestor público feliz. Sou médico, e, como profissional da saúde, sei muito bem o quanto este tipo de ação assistida vai contribuir para uma vida prospera por parte das pessoas diabéticas. Gostaria de agradecer a cada colega parlamentar que aprovou a proposta, e ao Governo de Sergipe, na pessoa do governador Fábio Mitidieri por ter sancionado. Este ato entre o Legislativo e o Executivo beneficia inúmeras pessoas, e isso para mim é motivo de felicidade", afirmou Manuel Marcos.
Paralelo ao destaque para a publicação desta lei, o deputado aproveitou a oportunidade para reverenciar mais um aniversário de emancipação política da cidade de Santo Amaro das Brotas, sua terra natal. Repleto de gratidão, histórias e boas memórias da cidade, Manuel Marcos destacou que a cidade foi erguida por homens e mulheres guerreiras. "Um povo batalhador em sua essência. Quando em dezenas de décadas atrás tentaram invadir e ocupar suas terras, os primeiros moradores de Santo Amaro lutaram bravamente e resistiram. Uma cidade marcada pela produção de cana de açúcar, e abraçada pelo rio Sergipe, onde foi erguido o primeiro porto do estado, inicialmente denominado de Porto Cotinguiba. Parabéns à cidade, à sua população atual e a todas as gerações anteriores", pontuou.
Alese