A Assembleia Legislativa de Sergipe iniciou, nesta sexta-feira, 2, o ano legislativo. Foi realizada a primeira sessão ordinária de 2024, que contou com a presença de diversos convidados para alinhar a prestação de serviços à sociedade sergipana.
Os deputados estaduais acompanharam o começo deste segundo ano do mandato com expectativas quanto aos trabalhos a serem desempenhados. Eles externaram os planejamentos e ideias a serem debatidos durante todo o ano.
Chico do Correio (PT)
É uma expectativa muito positiva, nós tivemos um ano de 2023 muito produtivo e, com fé em Deus, agora em 2024 nós iremos produzir ainda mais. O Legislativo sergipano tem feito e cumprido com o seu dever, tem conseguido resolver tudo que tem entrado na pauta e eu tenho certeza que todos nós iremos nos esforçar e trabalhar ao máximo que for possível para que nós possamos melhorar a vida do cidadão sergipano.
Doutor Samuel Carvalho (Cidadania)
As expectativas são muito boas, a gente pretende dar continuidade a produção legislativa que fizemos no início do ano passado com o gabinete itinerante ouvindo a população e isso revertendo em indicações, requerimentos, moções e projetos de lei aqui na Casa.
Garibalde Mendonça (PDT)
É praxe nos trabalhos da Assembleia, todo início do ano o governador vem a essa Casa para realmente mostrar o seu trabalho para o ano de 2024. Ele fez a sua palestra mostrando o avanço que o Governo está dando e esse ano de 2024 vamos esperar, nós parlamentares estamos aqui torcendo para que faça um trabalho excelente e esse ano seja melhor que os passados.
Georgeo Passos (Cidadania)
É um ano que tem uma eleição municipal, mas tenho certeza que todos os deputados e deputadas têm o primeiro compromisso com o Parlamento, com essa Casa. Todo ano de eleição, a gente sabe que tem que dividir o nosso tempo, mas no primeiro semestre será com certeza muito trabalho e dedicação, trazendo temas importantes que a sociedade sempre nos cobra e os representantes trazendo para esta Casa. A gente espera que Sergipe possa despontar no cenário nacional, que possa resolver os nossos problemas, Sergipe ainda tem diversos gargalos na área da saúde, infraestrutura e educação e a gente está aqui para contribuir com o povo.
Ibrain de Valmir (PV)
Novo ano, novo recomeço. A gente teve um 2023 muito atuante e vamos esperar que agora para 2024 possamos trabalhar para diminuir as dores daqueles que mais precisam, acho que isso é isso o mais interessante e esta Casa está aberta para isso.
Kaká Santos (União Brasil)
Esperamos que este ano seja mais intenso ainda devido às emendas. Então destinamos algumas emendas para algumas cidades do estado e esperamos que venham desenvolver cada cidade mais ainda.
Lidiane Lucena (Republicanos)
É muito importante essa relação que a gente está entre o Legislativo e o Executivo e o governador vem se fazendo sempre presente aqui dentro da Assembleia para que a gente possa discutir e o que eu acho mais fantástico nisso tudo é que a gente ter um governador muito parceiro que nos escuta, que debate com a gente, que não impõe, isso é fantástico para todo Sergipe porque é dessa maneira que a gente vai construindo e os deputados que são muito atuantes. A gente está sempre dialogando, tenho certeza que Sergipe vai avançar cada vez mais. Tivemos um primeiro ano de muito trabalho e eu não tenho dúvida que esse vai ser de mais trabalho e mais execuções.
Linda Brasil (Psol)
A resistência vai continuar esse ano com a responsabilidade de estar na liderança da oposição, desenvolvendo este trabalho que a gente tem de debate e diálogo com a sociedade civil, bem como os outros parlamentares daqui porque algo que eu sempre repudio é a falta desses debates, não só em torno dos projetos, mas das demandas que a gente apresenta, que vem da sociedade através de mensagens que a gente recebe nas nossas redes de comunicação, até mesmo pelo que é divulgado na imprensa sergipana e que muitas das vezes não há um diálogo para que a gente possa ver quais são as melhores ações para resolver essas problemáticas. Então, a oposição, além de fazer esse papel de fiscalizar o Governo, tem essa proposta de trazer para que a Casa do Povo seja realmente uma casa de debate e que não seja da forma que foi no primeiro ano: os projetos que chegaram do Governo, muitos importantes, sempre em caráter de urgência, sem dar tempo para dialogar, para debater nas audiências, nas salas de comissões. Então, a gente vai continuar com esse trabalho denunciando essas práticas para melhorar e fortalecer o Poder Legislativo Sergipano.
Luciano Pimentel (PP)
Nós temos certeza que será um ano de grandes debates nesta Casa, com muitas ações a serem desenvolvidas, de forma que nós esperamos uma legislatura muito produtiva agora durante o ano de 2024.
Luizão Donatrampi (União Brasil)
É um ano que promete, muitas mudanças vão acontecer. Mas temos que nos preparar, que é o mais importante, porque temos que enfrentar o desafio e, quando a gente decide encarar essa Assembleia Legislativa, tem que ter pulso forte, força e determinação para poder enfrentar todo e qualquer obstáculo, seja ele positivo ou negativo, a gente tem sempre que estar preparado e esse segundo ano, espero em Deus, que seja positivo, para que a gente possa desenvolver um grande trabalho e que possa fazer o principal, que é cuidar do nosso estado e do nosso povo.
Maísa Mitidieri (PSD)
Embora a gente diga que é um ano legislativo curto, na verdade não é tão curto porque a gente vai estar ainda mais presente junto ao povo sergipano porque tem campanha e eleições e a gente vai estar nos municípios, vendo os anseios dos sergipanos, o que cada um precisa e trazer para essa Casa, literalmente, o que eles necessitam, e levando ao governador para que ele possa governar melhor e trazer soluções para ele, o que é o nosso papel.
Marcelo Sobral (União Brasil)
É uma expectativa de muito trabalho, a gente sabe que durante o primeiro ano tivemos um papel muito importante ao lado do Governo, aprovando matérias e, não tenho dúvidas, que neste segundo ano, a gente com mais experiência, já tendo mais discussões, será de muito trabalho também e de muitas realizações, coisas boas, para atender os anseios da população sergipana.
Netinho Guimarães (PL)
É uma expectativa muito boa, de muito trabalho, vem coisas boas que o Governo deve mandar para o nosso Parlamento para ser aprovado e a gente ajudar cada dia mais o povo sergipano.
Paulo Júnior (PV)
A nossa expectativa é bastante positiva: que a oposição continuará unida, vigilante, fiscalizando todos os atos do Poder Executivo, cobrando quando necessário no plenário desta Casa, porque o interesse de todos que compõem o bloco de oposição e, tenho certeza, de todos que compõem esta Legislatura na Assembleia Legislativa é o desenvolvimento do estado, é o bem-estar da população sergipana. Então, a nossa expectativa é de muito trabalho em prol do povo sergipano.
Fonte: Alese