Rede Rio FM

Em Santa Catarina, Fábio Mitidieri apresenta oportunidades para atrair novos investidores para Sergipe

Governador coordena a participação da comitiva sergipana na FIN Brasil 2023, considerada uma das maiores feiras de negócios do mundo

Por Gilson Neto em 28/03/2023 às 22:12:47

Divulgação

Apresentar as oportunidades de Sergipe, atrair investimentos e tranquilizar potenciais parceiros sobre o momento econômico e fiscal do estado. Esse tem sido o roteiro que tem levado o governador F√°bio Mitidieri a desbravar os grandes centros econômicos do pa√≠s com a tarefa de atrair novos negócios para Sergipe. Na √ļltima segunda-feira, 27, F√°bio cumpriu uma extensa agenda de reuniões em Florianópolis, com empres√°rios e grupos industriais do estado de Santa Catarina (SC).

A visita à capital catarinense tem como objetivo coordenar a delegação sergipana na Feira Internacional de Negócios (FIN 2023), evento que re√ļne, até esta quarta-feira, 29, representantes de mais de 45 pa√≠ses. Para aproveitar a passagem por um dos centros industriais mais importantes do Brasil, o governador de Sergipe articulou uma série de encontros estratégicos com o setor produtivo da região para apresentar as oportunidades de investimentos que o estado dispõe em diferentes setores da economia.

De acordo com Mitidieri, a participação de Sergipe na FIN Brasil 2023 marca o retorno do estado ao roteiro das grandes feiras e eventos empresariais. "Essa é uma estratégia que estamos adotando para alavancar a nossa economia e gerar mais oportunidades em nosso estado. Onde houver a possibilidade de trazer um novo parceiro, l√° estarei para apresentar e defender as nossas potencialidades. Sergipe est√° vivendo um grande momento. Nós temos um estado saneado, organizado, receptivo e preparado para trazer investimentos, buscar e captar novos parceiros", disse F√°bio Mitidieri.

Reunião com grupos empresariais

Na reunião realizada com os empres√°rios locais, o governador ouviu atentamente as demandas explanadas por cada segmento empresarial e as expectativas sobre investimentos e geração de trabalho. "Estamos dispostos a ouvir demandas e a situação espec√≠fica de cada um, daquilo que é necess√°rio, do que cada segmento precisa para se instalar l√°, para que a possamos analisar de forma conjunta como encontrar um caminho para que voc√™s possam estar fazendo parte da fam√≠lia sergipana. Com certeza, estamos tendo uma grande oportunidade de firmar uma parceria que gerar√° frutos", destacou.

Mitidieri também apresentou aos empres√°rios da região o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), iniciativa do Governo do Estado destinada a estimular a economia pela atração de novos negócios por meio da concessão de incentivos. Com o programa, empreendimentos industriais, centros de distribuição agroindustriais, de pecu√°ria, aqu√≠colas, tur√≠sticos e tecnológicos podem ser beneficiados de diferentes formas por meio de apoio fiscal, locacional ou de infraestrutura.

"Em algumas √°reas j√° temos mão de obra preparada, como é no caso das f√°bricas de calçados em Sergipe, assim como na cadeia de turismo, que é outro segmento muito forte em nosso estado. A gente vem trabalhando e investindo muito nisso, por isso fiz questão de vir pessoalmente e não enviar apenas a equipe. Estou aqui para sinalizar que esta ação é uma pol√≠tica da nossa gestão, queremos atrair novos investimentos e dar incentivos e condições necess√°rias com o nosso PSDI aos que almejam, como voc√™s, instalar ind√ļstrias em Sergipe", acrescentou.

O secret√°rio de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ci√™ncia e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, também reforçou o objetivo da gestão estadual de consolidar uma busca ativa por potenciais parceiros para Sergipe. "Nós estamos dando sequ√™ncia a um planejamento do estado de prospectar negócios, de atrair investimentos e ind√ļstrias para Sergipe. Esta reunião foi muito proveitosa, e estamos firmes no objetivo de levar essas empresas para que elas possam se instalar em nosso estado e expandir seus negócios, trazendo renda e emprego para os sergipanos".

As medidas adotadas pelo Governo do Estado para potencializar o turismo em Sergipe também foram destacadas durante o encontro, a exemplo dos esforços para ampliar a malha aérea para o estado e para consolidar um cronograma competitivo de eventos e atrativos tur√≠sticos. A divulgação dos festejos juninos foi um dos destaques da participação sergipana na FIN Brasil 2023.

José Osterno Filho, propriet√°rio da Di Valentini Calçados, falou sobre o que o motivou investir em Sergipe. "Escolhemos Sergipe pela hospitalidade, por sermos muito bem recebidos no estado e, também, por percebermos a qualidade da mão de obra e o conhecimento das pessoas no segmento calçadista. Acredito que seremos muito bem-sucedidos", elogiou.

Acompanharam o governador durante a reunião o secret√°rio de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ci√™ncia e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa; o secret√°rio do Turismo (Setur), Marcos Franco; o secret√°rio da Comunicação, Cleon Menezes; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães.

Feira Internacional de Negócios

A delegação sergipana segue em Florianópolis até a próxima quarta-feira, 29, para participar da Feira Internacional de Negócios 2023 (FIN Brasil). F√°bio participar√° da abertura solene do evento e apresentar√° aos empres√°rios as oportunidades de investimentos em Sergipe em diversas √°reas. O senador de Sergipe Laércio Oliveira ser√° um dos palestrantes e discorrer√° sobre o tema "Novas Oportunidades a partir da nova legislação de Óleo e G√°s no Brasil".

A FIN é uma ótima oportunidade de negócios para criar ou ampliar relações com o mercado nacional e internacional. O evento propõe um ambiente perfeito para quem busca networking, inovação e novos parceiros comerciais. O principal objetivo é estabelecer uma rede de cooperação entre as empresas de quatro continentes: Europa, Ásia, América e África, a fim de fomentar o crescimento econômico.

A feira é uma realização da C√Ęmara Brasil Portugal, seccional Santa Catarina, C√Ęmara do Comércio da Região das Beiras, Instituto Jovem Exportador, Associação de Jovens Empres√°rios Portugal-China, Federação das C√Ęmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, além de ter a correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina e da Prefeitura de Florianópolis.

Fonte: Governo de Sergipe

Comunicar erro

Coment√°rios

GILSONNETO.COM