Rede Rio FM

Secretaria da Assistência Social leva serviços para centenas de sergipanos em Porto da Folha

Foram oferecidos 15 serviços prestados pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania e mais de 300 atendimentos

Por Gilson Neto em 16/04/2023 às 23:56:59

Foto: Jéssica Graça

Nesta terceira edição do "Sergipe é aqui", que aconteceu em Porto da Folha, a Seasc realizou mais de 300 atendimentos nas áreas que estão sob o seu escopo de ação. A secretaria reuniu esforços para promover ações de transformação social na região do Alto Sertão de Sergipe.

A secretária da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, explicou a importância do "Sergipe é aqui" em todos os municípios do estado. "Nós trouxemos os principais serviços prestados pela Assistência Social do estado, pois entendemos a necessidade de atendimentos em todo o território sergipano. Além dos serviços oferecidos pela Seasc, nossos profissionais estão preparados para atender com humanização e sensibilidade, principalmente as pessoas que não têm condições de se deslocarem à capital", enfatizou a secretária.

Acolhimento e Sensibilidade

Atualização e cadastramento no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, orientação para agricultores, para segurados especiais do registro rural, atividades educativas para crianças e adolescentes com deficiências, inscrição no programa de aquisição de alimentos cinema e rodas de conversas e orientações para as equipes de Proteção Social Básica e Especial, ações para fortalecimento da segurança alimentar, esses foram alguns dos atendimentos disponíveis para as pessoas que foram à terceira edição do "Sergipe é aqui".

Realizando Sonhos

"Realização de um sonho! Ter acesso ao serviço de retificação de nome e gênero nos meus documentos é a realização do maior sonho da minha vida. Eu espero por esse momento há muito tempo. Eu me arrumei bem bonita para vir realizar o meu sonho aqui hoje, pois eu nasci em corpo de menino, mas me sinto uma mulher", foi assim que Anahi dos Santos, técnica de enfermagem, residente em Porto da Folha, definiu o seu atendimento de retificação de nome e gênero. Através da Superintendência de Direitos Humanos e Inclusão, a Seasc prestou o serviço de retificação de nome e gênero para a comunidade LGBTQIAPN+, o serviço de RG inclusivo, as avaliações de segurança alimentar entre outros serviços de garantia dos direitos da população.

Direitos das Crianças na Primeira Infância

O dia começou cedo para as crianças das escolas de Porto da Folha, no prédio da secretaria municipal da Cultura, dezenas de crianças começaram a manhã com diversas atividades lúdicas, elas participaram de atividades como a contação de histórias, o Cine-Pop, lanches e brincadeiras guiadas, junto a essas atividades as crianças participaram também da escuta especializada que é um procedimento de entrevista sobre possíveis situações de uma ou mais violências que crianças possam sofrer, com o objetivo de garantir proteção e cuidado às vítimas, todas essas atividades foram promovidas pela Superintendência da 1° Infância da Seasc.

Dignidade alimentar

Informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), como medida de combate à fome e segurança alimentar das pessoas que estão em situação de pobreza e de extrema pobreza, esse foi um dos serviços oferecidos no stand de segurança alimentar da Seasc. A Engenheira Agrônoma, Adrea Santos da Costa, explicou o objetivo do programa para mais de 20 agricultores, agricultoras e gestores do município do Alto Sertão.

"Como as inscrições para agricultores familiares, empreendedores familiares e entidades recebedoras estão abertas, muita gente veio nos procurar para tirar suas dúvidas sobre como se inscrever para participar do PAA", explicou Andrea.

Visita aos quilombo Mocambo e à comunidade indígena Xokó

Na parte da tarde, a secretária Érica Mitidieri, foi pessoalmente nos Quilombo Mocambo e na comunidade indígena Xokó, comunidades que são territórios étnico-raciais com ocupação coletiva baseada na ancestralidade, no parentesco e em tradições culturais próprias, regularizadas e com necessidades diferentes das comunidades localizadas em áreas urbanas.

"O objetivo do nosso governo é construir o nosso futuro agora e, para isso, nós precisamos conhecer a realidade de cada localidade do nosso estado, eu vim pessoalmente aqui, trazendo a nossa equipe de atendimento, mas também para ouvir as pessoas quilombolas e indígenas e ver o que nós podemos fazer para trazermos políticas públicas mais inclusivas e eficientes para essas comunidades", completou a secretária Érica Mitidieri.

Foram oferecidos os serviços de conscientização sobre a constante atualização no CadÚnico, informações sobre inclusão no PAA e de escuta ativa. Para a professora do Colégio Indígena Dom José Brandão de Castro, Sasha Nogueira, foi muito importante a Seasc ter ido à comunidade. "Eu me sinto grata, é muito importante que tenhamos oportunidade de falar sobre as nossas necessidades, sobre o precisamos aqui com o nosso povo, nós temos necessidades diferentes do homem branco e receber a secretária da Assistência Social aqui em nossa escola e em nosso CRAS é muito importante para todo nosso povo, que é o povo Xokó", explicou a professora.

Fonte: Governo de Sergipe

Comunicar erro
Renan Calheiros

Comentários

Rio FM