Rede Rio FM

Segurança Pública explica diferença entre falhas humanas e mecânicas em veículos

Ambos os tipos de falhas no trânsito podem gerar acidentes fatais com a morte do condutor e de outras pessoas

Por Gilson Neto em 12/09/2023 às 21:52:45

Foto: SSP/SE

Em um cen├írio de acidente de tr├ónsito, h├í situações que podem ter impulsionado o sinistro, a exemplo do excesso de velocidade ou ainda a falta de manutenção do veículo. Essas duas situações são fatores potencializadores de mortes no tr├ónsito que possuem origens distintas, mas que são decisivas para o aumento das chances de colisões fatais. Por isso, é preciso compreender a diferença entre as falhas humana e mec├ónica para entender como evitar mortes no tr├ónsito.

As falhas humanas são aquelas que envolvem as ações cometidas pelos próprios condutores e que podem levar ao acidente de tr├ónsito, conforme revelou o tenente Cleyton Bispo, da Companhia de Polícia de Tr├ónsito (CPTran). "No tr├ónsito, as falhas humanas estão ligadas às imprud├¬ncias, como por exemplo o desrespeito à velocidade, o avanço de sinal vermelho e a ingestão de bebidas alcoólicas", especificou.

J├í as falhas mec├ónicas abrangem as condições do veículo, assim como revelou o militar integrante da CPTran. "As falhas mec├ónicas são condições adversas a um equipamento e que também podem ocorrer nos veículos. Em carros, motocicletas, caminhões e ônibus, por exemplo, essas falhas dizem respeito à manutenção do motor, à troca de óleo e até mesmo à pane elétrica", descreveu o tenente Cleyton Bispo.

Campanha Eu Sou o Trânsito

Durante o m├¬s de setembro, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Detran/SE e CPTran da Polícia Militar estão apresentando a "Campanha Eu Sou o Tr├ónsito" reforçando a import├óncia dos cuidados de todas as pessoas - condutores de veículos, pedestres e ciclistas - para um tr├ónsito seguro. A campanha est├í sendo realizada no m├¬s de setembro em alusão à "Semana Nacional do Tr├ónsito", que acontece entre os dias 18 e 25.

Também apoiam a campanha Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), Serviço de Atendimento Móvel de Urg├¬ncia (SAMU 192 Sergipe), Grupamento T├ítico Aéreo (GTA/SSP), Delegacia Especial de Delitos de Tr├ónsito (PCSE), Instituto Médico Legal (IML/Polícia Científica), Grupamento Especial T├ítico de Motos (Getam), Batalhão de Polícia Rodovi├íria Estadual (BPRv/PMSE), Polícia Rodovi├íria Federal (PRF), Superintend├¬ncias Municipais de Transportes e Tr├ónsito (Capital e interior) e Grupo Energisa.

Fonte: SSP/SE

Comunicar erro

Comentários

GILSONNETO.COM