Rede Rio FM

Comitiva sergipana conhece modelo de desenvolvimento tecnológico de destaque em Pernambuco

Visita ao Porto Digital de Recife contou com a presença do governador em exercício, Jeferson Andrade, e de parlamentares de Sergipe

Por Gilson Neto em 04/05/2023 às 23:03:05

Foto: Arthur Soaresur Soares

Para dialogar sobre futuras parcerias, o governador em exercício, Jeferson Andrade, e outros representantes de Sergipe conheceram, nesta quinta-feira, 4, o Porto Digital, em Recife (PE), um dos maiores parques tecnológicos do Brasil. A visita teve como foco a ampliação da produção e da mão de obra na área de tecnologia para o estado.

Segundo Jeferson, a visita foi importante para conhecer a expertise do ambiente de inovação pernambucano, o que poderá ajudar Sergipe na implantação de modelos de desenvolvimento tecnológico mais eficazes e alinhados à perspectiva de protagonismo do estado no cenário econômico brasileiro.

"O governador Fábio Mitidieri nos deu essa missão, para aplicarmos o conhecimento que está sendo adquirido aqui no desenvolvimento de Sergipe. Sergipe, hoje, tem um potencial muito grande na sua matriz energética e conversamos com vários entes aqui do Porto Digital sobre como um estado pode alcançar números impressionantes e ampliar a geração de emprego e de renda", destacou Jeferson Andrade.

De acordo com ele, o compartilhamento de informações serviu também para reforçar a necessidade de comprometimento de toda a sociedade para que Sergipe alcance um futuro de mais desenvolvimento e igualdade. " A gente precisa unir a sociedade civil como um todo, a iniciativa privada, Governo do Estado, municípios, Assembleia Legislativa e Poder Judiciário com esse objetivo. Sergipe é o menor estado da federação, mas com tecnologia, informação, capacitação e com todos os nossos potenciais, principalmente energéticos, queremos fazer com que os sergipanos possam assumir cargos importantes e gerar muito mais renda para nossa população. Que possamos fazer um Sergipe melhor. A gente acredita que o governador Fábio vai entrar para história a partir desse desenvolvimento, tanto na parte energética como pelo investimento em capacitação e inteligência para que o povo sergipano tenha mais dignidade, mais emprego e esteja capacitado e se destaque no Brasil, como acontece hoje com Porto Digital, aqui de Pernambuco", detalhou.

Recife se apresenta hoje como uma referência em tecnologia e desenvolvimento para diversos setores. O presidente da Porto Digital, Pierre Lucena, explicou que o parque tecnológico já possui uma parceria com uma empresa sergipana, a Unit, e pretende ampliar as conexões com o estado. "Em Aracaju, com a Unit, temos um projeto de formação bem consistente. E há a possibilidade de criação de um ecossistema de inovação em Aracaju. O Porto Digital vai estar aqui para ajudar", afirmou Lucena.

A passagem da comitiva pelo complexo tecnológico também contou com uma visita à Cesar School, escola referência em inovação. De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Jorge Teles, a ida ao parque tecnológico faz parte de uma série de visitas que estão sendo realizadas a instituições consolidadas na área de tecnologia e inovação.

"Por orientação do governador Fábio Mitidieri, estamos conhecendo diversos modelos de implantação de um hub de inovação, desenvolvimento e tecnologia para o estado de Sergipe. Já visitamos a Cubo, em São Paulo, e agora o Porto Digital, em Recife. Saímos com uma expectativa muito boa, entendendo dos modelos que deram certo em outros estados e as ações, também, que não lograram êxito e estamos, com esse ímpeto da implantação de uma estrutura em Sergipe, que privilegie a inovação, a resolução dos problemas do dia a dia da administração pública, o desenvolvimento tecnológico e, acima de tudo, o desenvolvimento social. O estado de Sergipe passa, hoje, por um processo acentuado de desenvolvimento, com novos investimentos, novas empresas se instalando e carecemos desse espaço que pense o desenvolvimento do estado, inovação e a solução dos problemas encontrados durante esse processo de desenvolvimento", declarou o gestor da Seteem.

Audiência

Antes da visita à Porto Digital, Jeferson Andrade e os secretários de Sergipe participaram de audiência com a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause para compartilhar experiências dos dois estados.

Comitiva

A comitiva sergipana contou também com a participação do secretário de Estado da Casa Civil (SECC), Jorginho Araujo; do secretário executivo do Trabalho, Rafael Melo; e dos deputados estaduais de Sergipe, Cristiano Cavalcante, Lidiane Lucena, Carminha Paiva, Marcos Oliveira, Luciano Pimentel, Georgeo Passos e Doutor Samuel.

Também acompanhou a visita ao Porto Digital, a superintendente de Projetos do Porto Digital, Marcela Valente, entre outros integrantes do parque tecnológico.

Fonte: Governo de Sergipe

Comunicar erro
Renan Calheiros

Comentários

Rio FM